Escolher profissionais para atuar em equipe ou prestar algum tipo de serviço pode ser um grande desafio, e por isso, um dos questionamentos mais comuns é: como escolher um especialista em SEO para a minha empresa?
Primeiramente, é importante compreender que um especialista em SEO é um dos profissionais do mundo digital, o qual é responsável por estratégias e melhorias nos posicionamentos de buscas orgânicas do seu site. Assim, este profissional é essencial para as empresas que desejam estar a frente no mercado e se posicionar de maneira estratégica, atraindo os clientes certos.
Pensando nisso, vamos falar sobre o que SEO, o que faz um especialista em SEO e como contratar este profissional.
Com pressa? Use o Sumário:
O que é SEO?
Para saber quais as atribuições de um especialista em SEO, é necessário saber o que é SEO e a sua importância para os negócios.
A expressão SEO vem do inglês Search Engine Optimization, que significa otimização dos mecanismos de pesquisa ou de busca. Assim, o Google é o mecanismo de busca, e os resultados que aparecem possuem uma determinada ordem, do mais relevante para o menos relevante. Sendo assim, o SEO é o conjunto de técnicas utilizadas para tornar os conteúdos mais relevantes, dentro dos parâmetros de otimização do Google.
Na prática, o SEO tem como principal objetivo aumentar a quantidade e qualidade do tráfego orgânico em seu site, por meio dos mecanismos de pesquisa. Por meio da otimização em SEO, é possível obter as seguintes vantagens estratégicas:
- Qualidade do tráfego, pois através das estratégias de SEO é possível atrair visitantes realmente interessados nos seus produtos ou serviços;
- Quantidade de tráfego, que está relacionado com o número de leads que você atraiu por meio do SEO, e assim, os resultados irão indicar o que é mais relevante, ou seja, o que atrai mais tráfego;
- ROI positivo, que impacta os clientes de modo positivo, otimizando assim os seus esforços e investimentos em marketing, focando nos leads potenciais;
- Melhoria nos resultados orgânicos, fortalecendo e impulsionando a imagem da sua empresa sem a necessidade de publicidade paga.
Além destas vantagens, você ainda pode aumentar o alcance do seu negócio, já que os resultados da sua empresa serão apresentados nos primeiros resultados do Google, mais conhecido como ranqueamento.
Contudo, para que todas estas vantagens aconteçam, é necessário um profissional, que é justamente o especialista em SEO.
O que faz um especialista em SEO?
É importante dizer que um especialista em SEO é um profissional digital, que pode atuar tanto contratado como freelancer.
De modo geral, as suas atribuições estão relacionadas às escolhas de palavras-chaves com base na persona do seu negócio, tal como análise da concorrência, planejamento e otimização do conteúdo. Além disso, um bom especialista em SEO também monitora resultados, a fim de melhorar a estratégia do seu negócio continuamente e oferecer os melhores resultados.
Como escolher um especialista em SEO
Tal como o profissional de Ads, nem toda empresa possui um especialista em SEO no quadro de funcionários, e por isso, é necessário contratar este profissional.
Entretanto, para escolher um especialista em SEO, é necessário tomar alguns cuidados e prestar atenção aos detalhes, conforme diremos a seguir.
1- Tenha os seus objetivos bem claros
O primeiro passo para escolher um bom profissional de SEO é saber o que você deseja e onde quer chegar, pois assim você pode escolher um profissional que ofereça as estratégias que o seu negócio precisa.
Por isso, pense em quais as suas necessidades, em quanto tempo você espera ter resultados, se o seu foco é a criação de autoridade ou geração de vendas e ticket médio.
Após definir os seus objetivos enquanto empresa, é o momento de escolher o especialista em SEO para compor a sua equipe.
2- Verifique a experiência do profissional
Não tem como fugir. Um bom especialista em SEO deve ter uma experiência de mercado relevante, tal como cases de sucesso e boas referencias sobre o seu trabalho.
Por isso, avalie a experiência do profissional, busque empresas ou clientes que ele já tenha prestado serviço e analise os resultados, tal como o seu portfólio, pois ele pode demonstrar a expertise e modo de trabalho do profissional.
3- Tenha todos os detalhes bem claros antes da contratação
Outro ponto muito importante para escolher um especialista em SEO é acertar todos os detalhes antes da contratação. Deixe bem claro quais as suas necessidades e o que você espera, tal como converse com o profissional e o consulte para ver a viabilidade da sua necessidade. Alinhar as expectativas é essencial para qualquer que seja o trabalho ou estratégia, portanto, a conversa é essencial.
4- Peça uma auditoria técnica do seu site como teste
Outra situação que pode ser avaliada no momento da contratação é pedir uma auditoria teste remunerada, para que você verifique a experiência e a dinâmica de trabalho do profissional.
Caso lhe agrade, é o momento de decidir sobre a contratação e dar segmento as suas estratégias de SEO.
Conclusão
Contratar um especialista em SEO é uma missão que pode exigir bastante cautela e conversa prévia. Por isso, esteja atento aos detalhes, avalie o profissional e alinhe as suas expectativas com a realidade, para assim ter bons resultados em sua equipe e em seus negócios. Precisa de um especialista na área, fale conosco.