Profissional de SEO | O que fazem? | Como se tornar um?

Profissional de SEO

Quando falamos de marketing digital, um dos primeiros objetivos dos negócios é ser visto nos primeiros resultados do Google e atrair mais clientes, e por isso, surge o importante trabalho de um profissional de SEO

Conceitualmente, o SEO está diretamente relacionado com a quantidade e claro, com a qualidade do tráfego orgânico do site de uma empresa ou negócio.  Mas afinal, o que faz um profissional de SEO e como é possível se tornar um? Vem comigo que eu te explico tudo o que você precisa saber! 

O que faz um profissional de SEO? 

Com a potencialização do mercado digital, surgiram diversas profissões, seja para criar estratégias, seja para monitorá-las, ou ainda, para fazer ambas as funções. 

Nesse sentido, um profissional de SEO é o profissional responsável pela criação de conteúdos estratégicos para o seu site, tal como a pesquisa e a escolha de palavras-chaves com base na persona do seu negócio, além de estratégias visando o raqueamento de seu site no Google; 

Além disso, este profissional também é responsável pela criação de estratégias SEO on-page e off-page. 

No SEO on-page, o especialista em SEO irá garantir que as palavras-chaves sejam escolhidas corretamente na sua página, tal como analisar as URL’s e possíveis erros de programação que podem prejudicar o seu ranqueamento.  No caso do SEO off-page, ele irá analisar os links externos, tal como recomendações e redirecionamentos de outras páginas. 

Além disso, o profissional de SEO também é responsável por estar atento às oportunidades do mercado, criando conteúdos específicos para a persona, que sejam compartilháveis e que vá direto à dor dessa persona. 

Outra atribuição dele é entrar em contato com outros sites e empresas, criando networking e parcerias, gerando links confiáveis e de qualidade. 

Por fim, um bom especialista em SEO também monitora resultados, a fim de melhorar a estratégia do seu negócio continuamente, verificando se as estratégias estão funcionando ou se será necessário mudá-las. 

Indo além do trabalho e passando para a remuneração, é importante dizer que um bom profissional de SEO pode fazer bons ganhos, e tudo depende do seu desempenho, experiência e resultados comprovados. 

Nesse sentido, a média salarial de um profissional de SEO pode variar entre R$ 2.413,00 e R$ 6.420.  Outro detalhe muito importante sobre a profissão é o regime de trabalho, que pode ser freelancer ou CLT, o que pode maximizar os ganhos e as experiências de mercado. 

Qual a qualificação necessária para ser um profissional de SEO?

Outra dúvida que é bastante comum sobre o profissional de SEO é: qual a qualificação necessária para se tornar este profissional? 

De modo geral, um especialista na área conta com as seguintes qualificações e competências: 

  • Graduação ou experiência de trabalho na área de marketing; 
  • Experiência ou familiaridade com as ferramentas de busca e análise de palavras-chave; 
  • Conhecimento especializado e profundo dos aspectos e fatores que influenciam no ranqueamento; 
  • Dinamicidade para acompanhar as atualizações do algoritmo dos mecanismos de busca; 
  • Experiência em SEO, focado em dados e otimização de conteúdos; 
  • Redação impecável ou excelente; 
  • Certificação em marketing de conteúdo e SEO. 

Todas estas qualificações e competências são essenciais para o bom desenvolvimento do trabalho de SEO, em toda a sua complexidade. Vale ressaltar que todos os requisitos acima levam tempo para serem construídos, pois estamos tratando de experiência e conhecimentos aplicados. Inclusive, a experiência de mercado e resultados reais são um dos requisitos avaliados no momento da contratação de um bom profissional de SEO

Até porque, a melhor prova de que o profissional é realmente bom são os resultados que ele já possui em seu histórico, não é mesmo?

Habilidades de um profissional de SEO 

Além dos conhecimentos e competências citadas acima, um bom profissional de SEO deve apresentar as seguintes habilidades: 

  • Ótima comunicação escrita, voltada para a construção da experiência de usuário e otimização de conteúdos; 
  • Capacidade de analisar dados, construir relatórios efetivos e fazer as otimizações necessárias, com base nos relatórios e dados coletados; 
  • Conhecimentos básicos em programação, como por exemplo, HTML, sitemap, breadcrumb e robots; 
  • Conhecimentos básicos em User Experiência e UX Writing; 
  • Domínio das ferramentas de SEO. 

 

A primeira vista, podem parecer muitas habilidades e conhecimentos ao mesmo tempo, mas é importante destacar que todos eles estão relacionados entre si. 

Pense da seguinte forma: como um profissional digital conseguiria se comunicar no mercado e construir estratégias se não tivesse uma ótima comunicação escrita? Ou ainda, como é possível criar estratégias efetivas sem mensurar os resultados das estratégias anteriores, por meio dos relatórios? 

Portanto, o pensamento analítico e estratégico, tal como a vontade de aprender e se destacar são essenciais a um profissional de SEO

Concluímos que…

Ser um profissional de SEO pode transformar a sua vida e lhe proporcionar experiências únicas, assim como lhe abrir as portas do mercado digital. Contudo, é essencial que você comece a trilhar o seu caminho agora, para obter os resultados no futuro. 

Avalie por favor
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
WhatsApp
Faça um Orçamento
Oi, Sanderson aqui,
Estou Online, vamos conversar sobre seu Projeto?