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Divulgue seu Press Release

Press Release

Press Release - Divulgue sua empresa em grandes portais de Imprensa

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Você sabe o que significa  um Press Release? Sabe a importância que ele tem para divulgar a sua empresa com baixo custo?

Pois é, entender o que é um Press Release é fundamental para melhorar a estratégia de marketing do seu negócio.

Press Release

O que é o Press Release?

Press Release é uma matéria escrita em formato jornalístico que tem por finalidade divulgar alguma novidade ou até mesmo assunto de interesse público.

Muitas empresas usam essa estratégia em sua campanha de marketing, pois ela pode ajudar a espalhar a mensagem que você quer para vários veículos de comunicação.

Geralmente quem elabora o Press Release é a assessoria de imprensa da empresa, mas em caso de empresas menores você pode contratar um consultor especialista.

O termo Press Release, traduzido ao pé da letra, significa Comunicado de Imprensa, e é essa a sua principal função conforme vimos.

O que é o Press Release

PRESS REALESE

Quais as 6 perguntas que não podem faltar em um Press Release?

Todo Press Release tem um único objetivo: despertar o interesse do jornalista ou de um canal de comunicação em veicular a sua notícia.

Por isso, ele precisa ser escrito em forma de notícia, e pode abordar um evento, um lançamento, uma promoção, um prêmio, uma parceria e por aí vai.

Para que o público tenha interesse por esse tema é necessário que o artigo desperte a curiosidade e seja chamativo.

Em linhas gerais, a informação precisa ser de interesse do público em geral. Por exemplo, quando houve a fusão entre Itaú e Unibanco, isso foi amplamente noticiado.

Por quê? Porque era um assunto de interesse geral, afinal como ficaria dali para frente as agências, as contas e os clientes dos dois bancos?

Mas, como fazer com que seu evento, lançamento seja de interesse público? Usando um bom título, e sobretudo respondendo 6 perguntas:

Ao estruturar o seu release dessa forma, o jornalista pode inclusive publicá-lo na íntegra, ou então fazer somente alguns pequenos ajustes.

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Qual a função de um Press Release?

A principal função de um Press Release é levar ao conhecimento do público em geral alguma ação que sua empresa está fazendo.

Vamos imaginar que você está lançando uma nova coleção de roupas. Você não vai fazer um Press Release detalhando a coleção, com preços, modelos e cores.

Mas, você pode fazer um Press Release falando o que é a troca de coleção, como ela acontece todos os anos, onde existem os desfiles e porque andar na moda.

Note que isso é de interesse do público. E ao final, a sua empresa pode falar que está fazendo um lançamento de coleção.

Esse é apenas um exemplo, para você entender a função de um Press Release, e não elaborá-lo de forma errada.

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Qual a importância de um Press Release?

Como é possível ver, a Press Release possui uma importância bem grande na estratégia de divulgação da sua empresa.

Afinal, por meio dessa estratégia você consegue colocar a sua marca em grandes portais sem pagar nada por isso. Só precisa ser algo interessante.

Por isso, na hora de fazer o Press Release, procure buscar a essência daquilo que você está oferecendo para a sociedade.

importância de um Press Release
Segmentação no Google Ads

Não importa se é um serviço, produto ou evento que você quer divulgar. Mostre isso de uma forma que irá impactar o leitor.

Entenda que tanto os jornalistas como os canais de comunicação querem cativar o leitor. E para isso precisam de notícias que sejam relevantes para eles.

Por isso, se o seu lançamento, promoção ou evento for algo de relevância para o público geral, elaborar um Press Release pode fazer uma grande diferença para a imagem da sua empresa.

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Como fazer um Press Release perfeito?

Para fazer um Press Release que chame a atenção do público, ele precisa ter uma estrutura cativante.

Por isso, na hora de elaborar um texto, há alguns elementos em sua estrutura que não podem faltar de jeito nenhum.

O que não pode faltar em um Press Release?

Não podem faltar em hipótese alguma em um Press Release:

Título

Tudo começa com a elaboração do título. O título é o que vai fisgar a atenção do jornalista. Se o seu título for ruim, as chances de conseguir publicar são quase zero.

Surpreenda e gere curiosidade. Essa é a base para um bom título. Aqui é onde você vai dar a mão para o leitor e chamá-lo para continuar a leitura.

Ele pode querer te dar a mão para continuar ou não. Tudo depende da forma como você estende a mão. Ou seja, do título do seu Press Release.

Local e Data

Após o título, você deve colocar o local e data por questões de padrão jornalístico. Isso ajuda os profissionais da imprensa a saberem que é um material novo.

A data vem acompanhada do local que pode ser a cidade, o endereço da empresa, enfim, o importante é o jornalista entender que esse é um material novo.

Entrada do Press Release

A entrada, também chamada de Lead, vai antes do primeiro parágrafo. Nela você precisa fazer um resumo de três ou quatro linhas sobre o que será abordado no artigo.

Aqui é importante ser bem direto, sem rodeios. Mostrar de forma resumida a proposta do Press Release.

Esse trecho costuma inclusive servir como um filtro para os jornalistas decidirem se vai valer a pena ou não continuar lendo o resto da matéria.

Primeiro parágrafo

No primeiro parágrafo, você vai precisar responder basicamente quatro questões: quem? o quê? onde? e quando?

Sinceramente, para o leitor é essa a parte mais importante do texto. Ela precisa ser cativante, e ao mesmo tempo aguçar a curiosidade dele.

Ele pode ir além no seu texto, ou não. Portanto, o primeiro parágrafo precisa ser aquele feito com um capricho especial.

Corpo do texto

O corpo do texto é onde você vai realmente mostrar a sua proposta. Lembra daquelas 6 perguntas que falamos?

Então, aqui você vai responder elas. No entanto, é preciso no decorrer do texto mostrar como essa novidade vai ser boa para o seu cliente.

Afinal, o seu cliente poderá ser o leitor desta matéria. E, para um veículo de comunicação, o que importa é isso: que ele se torne um leitor.

Uma forma legal de estrutura é colocar subtítulos com aquelas seis questões, mas isso não é uma regra. Afinal, você precisa deixar a leitura natural e não mecânica.

Conclusão

Por fim, a conclusão tem a mesma importância do primeiro parágrafo. Sabe por quê? Porque certamente o jornalista vai saltar lá de cima e vai lá para baixo antes de ler o corpo do texto.

É só pensar: você não faz isso? Então, isso é mais comum do que parece. E por isso a conclusão também precisa ser um resumo do texto.

Sobre a empresa

Após concluir o seu Press Release, você pode colocar um pouco sobre a empresa, de forma bem resumida, em dois ou três parágrafos.

Fale um pouco da história, dos princípios, da missão, visão, valores. Enfim, apresente a empresa e o seu propósito para o jornalista.

Contato

Por fim, coloque o contato direto do responsável pela assessoria de imprensa, ou do consultor responsável.

É uma maneira de abrir o diálogo entre o jornalista e sua empresa, para que as suas novidades sejam sempre lançadas.

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Para quem enviar o Press Release?

O Press Release deve ser enviado para jornalistas e assessores de imprensa dos grandes veículos de comunicação.

Por exemplo, um banco digital que está surgindo no mercado, pode elaborar um Press Release e mandar para os jornalistas de blogs e canais de comunicação relacionados a essa área.

Enfim, esse é um ponto que exige contatos, conhecimento e bastante planejamento, pois é isso que irá determinar a facilidade ou dificuldade que sua empresa terá para veicular a notícia.

Portanto, repare que não basta apenas fazer um bom Press Release, é preciso ter os contatos dos profissionais que irão ou não publicá-lo.

Quando enviar o Press Release?

O envio de um Press Release para esses profissionais deve acontecer logo no lançamento. Ou seja, no dia que foi escrito.

Algumas empresas maiores fazem uma coletiva de imprensa antes, para anunciar o lançamento, ou evento e depois distribui o material para os jornalistas que participaram.

exemplos Press Release

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Exemplos de Press Release de grandes empresas

Grandes empresas do segmento varejista e até mesmo bancos enviam constantemente Press Release para toda imprensa.

Afinal, eles sabem da importância de colocar isso como estratégia de divulgação do negócio. Os bancos digitais, por exemplo, exploram muito esse caminho.

Pode reparar: entre em portais relacionados a temas como cartão de crédito, banco digital e afins. Você vai ver quanta notícia é publicada de empresas específicas.

Você verá, por exemplo, notícias falando sobre o Black Friday do Banco Inter, a aquisição da Easynvest pelo Nubank, e por aí vai.

Sempre quando essas empresas lançam um produto, serviço ou evento, elas comunicam os seus clientes de várias maneiras, sendo uma delas o release.

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Quais templates usar para Press Release?

Hoje em dia, para deixar o Press Release mais dinâmico e atraente, as empresas estão usando alguns templates.

Inclusive, elas já disparam um e-mail com o próprio template para os jornalistas, e isso também favorece o interesse deles no assunto.

Por exemplo, um bom template deixa o contato bem disposto, a entrada bem destacada, os tópicos bem separados, enfim, faz toda a diferença.

Existe no word alguns exemplos de templates, mas ter quem faça esse tipo de trabalho, realmente cria um diferencial para o seu negócio.

templates Press Release

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Press release com otimização para SEO

Hoje em dia a forma de ler notícias mudou. É só você pensar: como você lê? Você recebe um jornal físico na sua casa, ou lê tudo pelo seu smartphone?

É bem provável que leia tudo pelo smartphone. E quando você quer saber sobre alguma notícia que ouviu falar, você digita alguma palavra relacionada a ela no Google, acertei?

E, certamente você vai entrar logo nos primeiros sites que aparecer, não é mesmo? Então, como estar entre esses primeiros sites?

A resposta para isso é otimização SEO. Portanto, se a sua notícia tiver todos os elementos de um bom SEO, certamente ela vai aparecer nas primeiras posições.

Com isso, o próprio portal de notícias começará a vir atrás de você perguntando sobre as novidades. Pode acreditar.

SEO para Press Release

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Como fazer esse trabalho de Otimização SEO

otimização SEO consiste em usar algumas técnicas durante o texto para que ele apareça entre as primeiras posições do Google. 

Em linhas gerais é gerar subtítulos atraentes, trabalhar a palavra-chave corretamente, e sobretudo, fazer com que o leitor leia a notícia do começo ao fim.

Afinal, o que conta muito para o SEO é o tempo de permanência que o leitor fica lendo aquele determinado texto.

Note que a princípio você achou que era simplesmente escrever um artigo legal e sair por aí caçando jornalista. Mas, agora você viu como existe todo um trabalho por trás.

E é esse tipo de trabalho que faz toda a diferença para que você consiga colocar a sua notícia nos principais meios de comunicação.

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Como monitorar os resultados?

Os resultados são monitorados por meio de métricas. Afinal, esses grandes portais conseguem saber quanto tempo um leitor ficou lendo seu artigo.

Além disso, por meio de testes com palavras-chaves também é possível avaliar se o artigo conseguiu emplacar nas primeiras posições do Google ou não.

Esse monitoramento é essencial para que você vá criando Press Releases cada vez melhores e mais atuantes na imprensa.

monitorar resultados

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Preços, Quanto custa um Press Release?

Um Press Release pode ter o seu preço bem variável, sendo que o que vai determinar o valor é o trabalho feito.

Por exemplo, somente um Press Release pode custar R$1.500, mas quem fará o trabalho de contato com a imprensa, com os grandes veículos de comunicação?

Além disso, quem fará a otimização SEO e todo acompanhamento das

métricas? Note que você pode contratar diversos tipos de trabalho.

Portanto, o valor pode ser contratado mensalmente com uma certa quantidade de matérias, ou então individualmente por projetos.

Se você está precisando de uma consultoria em Press Release, entre em contato conosco e peça um orçamento sem compromisso. Teremos um enorme prazer em te atender!

Um Press Release pode ter o seu preço bem variável, sendo que o que vai determinar o valor é o trabalho feito.

Por exemplo, somente um Press Release pode custar R$1.500, mas quem fará o trabalho de contato com a imprensa, com os grandes veículos de comunicação?

Além disso, quem fará a otimização SEO e todo acompanhamento das métricas? Note que você pode contratar diversos tipos de trabalho.

Portanto, o valor pode ser contratado mensalmente com uma certa quantidade de matérias, ou então individualmente por projetos.

Se você está precisando de uma consultoria em Press Release, entre em contato conosco e peça um orçamento sem compromisso. Teremos um enorme prazer em te atender!

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