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Gerenciamento de reputação online

REPUTAÇÃO ONLINE

Gerenciamento de reputação online

Você já ouviu falar em experiência do consumidor? Sabe da importância de manter um gerenciamento de reputação online?

Mais do que nunca, manter uma boa reputação é essencial. Afinal, com o crescimento tecnológico as distâncias se encurtaram.

Hoje é muito fácil saber como a empresa mantém um relacionamento com o seu consumidor. Afinal, há qualificações nas redes sociais, o reclame aqui, e diversos outros mecanismos.

Ou seja, para uma empresa prosperar nessa Era da informação, ela precisa manter uma boa reputação. Mas, como fazer isso? Por meio do gerenciamento de reputação online.

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O que é reputação online?

Antes de mais nada, para você entender o que é o gerenciamento, precisa saber o que é a reputação online. Você sabe?

A reputação online é a forma como as pessoas se sentem e interpretam a sua empresa nos mais variados canais e mídias online.

Por exemplo, como sua empresa se posiciona em relação a conteúdos relevantes aos produtos que vende, como se comunica pelas redes sociais, como lida com as reclamações no Reclame Aqui, e por aí vai.

E para criar essa reputação online, existem basicamente dois trabalhos: as relações públicas e o gerenciamento de reputação online.

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Qual a diferença entre relações públicas e gerenciamento de reputação online

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Conforme dissemos, há duas maneiras de trabalhar a sua reputação online. Uma delas são as relações públicas.

Em linhas gerais, as relações públicas irão fazer o trabalho externo por meio de publicidade, e esforços coordenados para promoção de mídia.

Por exemplo, cabe ao profissional de relações públicas procurar promover a empresa nos mais variados canais tentando criar assim uma imagem positiva da mesma.

No entanto, este profissional não vai cuidar de resolver problemas de forma mais direta, que prejudicam a imagem da empresa, como uma reclamação no Reclame Aqui, por exemplo.

Dessa forma, o gerente de reputação online é um profissional mais completo. Pois, ele não irá pensar somente no trabalho proativo, mas também no trabalho retroativo.

Ou seja, cuidar da imagem da empresa como um todo, criando assim o gatilho mental da prova social e da autoridade digital.

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Para quê serve o gerenciamento de reputação online?

O gerenciamento de reputação online, serve para criar uma imagem positiva da empresa na web, aumentando assim a taxa de visitação, tempo de permanência e conversão do lead em cliente.

Dessa forma, é por meio desse trabalho que a empresa vai procurar pensar não só em ações proativas, como ranquear no Google, ou estar presente nos grandes canais.

Ela também vai pensar em ações de resolução  de conflitos. Afinal, é inevitável que erros operacionais possam prejudicar a relação com o cliente.

No entanto, quando esse cliente precisa resolver um problemas, a empresa tem que satisfazê-lo o máximo possível. Mas, e quando esse cliente não consegue resolver o problema?

E quando ele vai até o Reclame Aqui e abre uma reclamação? Sua empresa está preparada para lidar com críticas e resolver esse tipo de situação?

Note que gerenciar a reputação da empresa é uma tarefa difícil, que envolve andar por toda a jornada do cliente, procurando entender a melhor forma da empresa se posicionar.

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Por que é importante gerenciar a sua reputação online?

É um tanto óbvio dizer porque é importante gerenciar a sua reputação online. Afinal, quem sobrevive em um mercado globalizado sem satisfazer os seus clientes?

Portanto, manter o gerenciamento da sua reputação online é importante para manter a satisfação alta do seu cliente. Afinal, um cliente extremamente satisfeito não só volta a consumir como também indica os seus produtos.

Mas repare que manter uma alta satisfação dos clientes envolve um trabalho complexo que exige comunicação, logística, finanças e outros departamentos da organização.

Dessa forma, nem sempre é possível resolver um problema rápido, e como fica a sua imagem na web enquanto isso? Tudo precisa ser pensado.

E quanto mais presente a sua empresa estiver do cliente em toda jornada do consumidor, melhor será a reputação dela.

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Para quem é indicado o gerenciamento de reputação online?

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O gerenciamento de reputação online é indicado para pequenas, médias e grandes empresas. E também para profissionais com notoriedade pública.

Dessa forma, qualquer pessoa física ou jurídica que tenha uma imagem a zelar, precisa pensar na sua reputação online. Portanto, é um erro pensar que esse tipo de serviço seja exclusivo para grandes empresas.

Só para ilustrar, hoje o formato de venda que mais cresce na internet são os marketplaces. E o que faz o sucesso de um vendedor de marketplace?

Parou para pensar? Certamente a resposta veio rápido na sua mente. O sucesso de um vendedor de marketplace é a sua reputação.

E quantas pequenas empresas não vendem por grandes marketplaces como o Mercado Livre, por exemplo?

Para quem quer crescer neste mercado, construir uma boa reputação é fundamental. Independente se a empresa é grande ou pequena.

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Impactos positivos de um bom trabalho

Um bom trabalho de reputação traz inúmeros impactos positivos, sendo que o principal é a satisfação do consumidor.

Todo o sucesso da empresa consiste em deixar o consumidor satisfeito. E como deixar o consumidor satisfeito? Por meio do gerenciamento de reputação online.

Só para ter uma ideia, de 82% de consumidores que leem opiniões online, 97% leem também a resposta da empresa.

Ou seja, se a sua empresa simplesmente não responder um comentário negativo, certamente ela será mal vista por esses consumidores.

E não se iluda. Hoje os consumidores estão buscando cada vez mais informações sobre a empresa antes de comprar. Pode ter certeza.

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Como gerenciar a sua reputação online?

Para fazer um bom gerenciamento da sua reputação online, o profissional tem por base algumas estratégias que serão adotadas.

Uma delas, por exemplo, é a resposta rápida e com empatia. Ou seja, um comentário negativo precisa ser prontamente atendido.

A empresa precisa então se colocar no lugar do cliente, entender a dor

e frustração dele, e encontrar qual é a solução que mais irá satisfazê-lo.

Dependendo da situação, é preciso que a empresa elabore inclusive um pedido de desculpas, e ofereça uma recompensa pelo erro cometido.

Tudo isso precisa ser pensado e gerenciado, e para isso, é necessário usar ferramentas e seguir estratégias centradas.

Quais as ferramentas usadas em um processo de reputação online?

Hoje em dia, existe no mercado diversas ferramentas que ajudam no processo de gerenciamento da reputação, como:

O Review Push, por exemplo, é capaz de coletar todas as avaliações online em um só lugar. Por isso, ele oferece monitoramento em vários locais.

O Google Alerts, irá avisá-lo por e-mail, quando houver alguma busca no seu nome, ou da sua empresa. Isso ajuda a resolver rapidamente uma crítica.

O YouScan também é uma ferramenta de monitoramento que escaneia as mídias sociais e o resto da web em busca de uma menção a sua marca.

Depois ele faz uma análise para obter um impacto social mais amplo. Ele vai encontrar então bilhões de dados de pontos para serem filtrados e várias formas de analisar esses dados.

Em linhas gerais, as ferramentas funcionam como uma inteligência artificial que ajuda o gerenciamento de reputação online.

Quais são as estratégias usadas para o gerenciamento?

Para melhorar a reputação online da sua empresa é necessário aplicar alguns tipos de estratégia, como por exemplo: empatia, resposta rápida, admitir erros e identificar avaliações.

Além disso, para uma estratégia gerar um bom resultado é necessário que o profissional tenha domínio dos principais mecanismos de buscas, redes sociais, fóruns, blogs, etc.

O profissional de gerenciamento de estratégia precisa monitorar e analisar os resultados de estratégia de reputação e estabelecer planos de gerenciamento de crise para evitá-los.

É importante também que o profissional aja de forma rápida diante de uma crise de reputação, e busque neutralizar os resultados e as palavras-chaves negativas.

Fora isso, cabe também ao profissional saber modificar sugestões inadequadas de preenchimento automático do Google.

E um detalhe muito importante: saber gerenciar crises em situações polêmicas como vingança, pornografia, chantagem, fraude, etc.

Quais são os erros mais comuns no gerenciamento de reputação online?

Há muitos erros no gerenciamento de reputação online que podem comprometer a sua empresa. Um deles é acreditar que você não precisa de um profissional da área.

Outro é acreditar que o gerenciamento consiste somente em resolver conflitos. Afinal, conforme dissemos lá no começo, o gerenciamento é muito mais amplo do que isso.

Até porque, o principal objetivo do gerenciamento de reputação é buscar aumentar a sua autoridade digital exercendo assim o gatilho da prova social para seu cliente.

Outro erro comum é não aplicar a empatia no momento de resolver um determinado conflito. E isso é fundamental para garantir o sucesso ou fracasso do seu negócio.

Contratando uma empresa especializada em gerenciamento de reputação online, certamente a sua empresa estará um passo à frente do seu concorrente.

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SEO para reputação Online

Assim como existe o SEO que são ferramentas usadas para sua empresa aparecer na primeira página do Google, existe o SEO reverso.

Esse SEO também é conhecido como SEO para reputação online, e o seu principal objetivo é empurrar um resultado negativo ou indesejado para fora da primeira página do Google ou qualquer outro mecanismo de busca.

Para isso é preciso trabalhar bem a otimização de páginas e sites que falem positivamente sobre a sua empresa, ranqueando assim esses resultados e baixando os resultados negativos.

É importante não confundir o SEO Reverso com SEO Black Hat que é uma prática de manipular os algoritmos dos buscadores para ranquear uma página.

Também é preciso não confundir o SEO reverso com SEO negativo que é a prática de sabotar um site ou uma página, criando milhares de links falsos até que levem a punição de  um site nos mecanismos de busca.

SEO para reputação Online

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Como funciona o SEO para reputação Online

reputação Online google

Esse tipo de SEO funciona de forma ética, pois o trabalho é procurar ranquear os conteúdos positivos, fazendo assim os conteúdos negativos ficarem para trás.

Para isso é preciso que o profissional tenha um conhecimento profundo sobre todas as técnicas SEO que precisam ser abordadas.

Em linhas gerais, é preciso contratar uma empresa que seja especialista em SEO reverso para conseguir minimizar os impactos de uma propaganda negativa.

Mas, é importante esclarecer que nenhuma técnica de SEO reverso será capaz de garantir 100% o rebaixamento de um resultado negativo no Google.

No entanto, por meio da criação de perfis online de redes sociais, blogs sobre sua marca e o seu tipo de negócio, links em sites de portais e publicação de conteúdos positivos, a chance de sucesso é bem alta.

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Então o SEO realmente funciona?

Conforme pudemos ver, por meio de uma técnica ética, transparente e bem desenvolvida dá para melhorar a imagem da sua empresa na internet.

Porém, isso leva um certo tempo, e é preciso bastante empenho, paciência e persistência para que os resultados comecem a aparecer.

Além disso, quanto melhor for a estratégia desenvolvida pelo consultor analista, maiores serão as chances do trabalho surtir um bom resultado.

E é isso que podemos fazer pela sua empresa. Afinal, somos uma agência especialista em marketing reverso, e temos os melhores consultores do mercado.

Sabemos criar as melhores estratégias para que sua empresa tenha o melhor gerenciamento de reputação online.

E como na internet a reputação é tudo, investir no gerenciamento da sua reputação é investir no crescimento real do seu negócio.

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Pense o seguinte: quanto mais a sua empresa investir na interação com o seu cliente, maior será a satisfação dele, certo? Portanto, o gerenciamento de reputação online vai fazer basicamente isso pela sua empresa.

Iremos procurar interagir com o seu cliente de modo que ele passe a ter uma imagem mais positiva sobre o seu negócio, e venha a indicar sua empresa para seus amigos.

Por meio desse trabalho, a sua empresa vai começar a se tornar uma verdadeira autoridade digital na internet.

O resultado? Aumento de vendas na certa. Por isso, cada dia que passa esse é um trabalho que está sendo cada vez mais procurado.

Então, se você está precisando melhorar a imagem do seu negócio no mercado, entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso. Você vai se surpreender.

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