Se você possui uma empresa digital ou está pensando em lançar a sua empresa no mercado digital, possivelmente já deve ter ouvido falar de tráfego pago e orgânico. Mas afinal, o que seria tráfego e qual a sua importância?
O conceito de tráfego é bastante simples, e está relacionado às visitas que o seu site ou rede social recebe, atraindo o seu público ideal e fazendo com que a sua empresa tenha posicionamento.
Pensando nisso, vamos falar sobre o que é o tráfego pago e orgânico e qual a melhor solução para a sua empresa.
Com pressa? Use o Sumário:
O que é tráfego
Conceitualmente, o tráfego consiste no fluxo de visitas que o seu site, ou ainda, suas páginas e redes sociais possuem.
Pensando nisso, é importante destacar que o tráfego está diretamente relacionado com o seu público e como ele chega até você, tal como as estratégias utilizadas para atrair esse público.
De modo geral, existem 02 (dois) tipos de tráfego, sendo eles o tráfego pago e orgânico, e vamos falar um pouco sobre cada um deles a seguir.
Tráfego pago e tráfego orgânico
A decisão de começar a traçar estratégias de marketing é algo bastante delicado, principalmente quando falamos de tráfego.
Contudo, é importante destacar que o tráfego pago completa o tráfego orgânico, e por isso, unir as duas estratégias pode trazer resultados reais para a sua empresa. Mas, é necessário ressaltar as diferenças em cada estratégia.
Tráfego pago
O tráfego pago nada mais é do que as campanhas ou links patrocinados, em que a empresa faz um investimento e cria publicidades, com base no comportamento do consumidor.
Com o tráfego pago, você pode se destacar no mundo digital, já que os anúncios e links patrocinados aparecem nos primeiros resultados do Google, fortalecendo o seu ranqueamento.
Dessa forma, podemos citar como uma das principais vantagens do tráfego pago o esse posicionamento, tal como os resultados das estratégias de marketing mais rápidas do que com o tráfego orgânico.
Para trabalhar com o tráfego pago, você pode utilizar o Google Ads, Instagram Ads e Facebook Ads, que são as plataformas de cada rede social onde a sua empresa pode estar.
Todavia, o funcionamento é bastante semelhante: você cria a sua conta, insere as informações do seu negócio e dos seu público, tal como localização geográfica e faixa etária.
Em seguida, cria a campanha, escolhendo o objetivo dela, se é para aumentar as visitas no seu site, gerar mais vendas ou ainda receber mais telefonemas.
Assim, você define o valor do investimento, cadastra as informações de pagamento e pronto! Sua campanha está no ar!
Tráfego orgânico
Em contrapartida, o tráfego orgânico é aquele onde você não precisa fazer nenhum investimento financeiro, já que é conquistado através das estratégias de marketing de conteúdo.
De forma prática, o tráfego orgânico acontece quando o seu usuário faz a pesquisa e vê o seu conteúdo relevante, chegando até você por um link sem patrocínio.
Sendo assim, o tráfego orgânico pode crescer sem o investimento financeiro, mas exige muita dedicação, planejamento e tempo para a produção de conteúdo que sejam atraentes, gerem valor e assim façam a sua página ser ranqueada.
No entanto, para os melhores posicionamentos das suas páginas, importante se atentar as principais regras e estratégias de SEO. Sair escrevendo e postando coisas sem estudo prévio no seu site não será eficaz, uma vez que o Google possui algoritmos para escolher os melhores sites para ranquear. O mais recomendado, é contratar uma agência especializada no assunto, pois a mesma irá te direcionar para as melhores estratégias.
Principais diferenças entre os dois tipos de tráfego
Claro, a primeira diferença entre tráfego pago e orgânico é o custo de investimento, já que o tráfego orgânico não demanda investimentos financeiros, pois o tráfego orgânico acontece naturalmente.
Contudo, para conseguir melhor colocação nos mecanismos de busca, é necessário investir em técnicas de produção de conteúdo, como por exemplo, otimização dos mecanismos de buscas (SEO).
Outra diferença entre tráfego pago e orgânico é o tempo para obter os resultados, já que o tráfego orgânico leva muito mais tempo devido à necessidade de atender aos aspectos do algoritmo.
Dito isso, vamos à pergunta de ouro: qual a melhor opção para o meu negócio, o tráfego pago ou orgânico?
Tráfego pago ou orgânico: qual a melhor opção?
Fazendo uma comparação em ambas estratégias, podemos afirmar que o tráfego pago é muito mais rentável e rápido, mesmo que demande investimento financeiro.
Aqui, é importante pensar que o investimento realizado aqui irá atrair muito mais clientes potenciais, fazendo com que a sua empresa tenha a possibilidade aumentar as vendas, e claro, obter o retorno sobre o investimento.
Conclusão
Cada estratégia possui suas vantagens e desvantagens, o ideal é uma ação conjunta, pois assim irá obter um retorno a curto, médio e longo prazo. Importante, avaliar a situação da empresa e quais os objetivos a serem alcançados, uma vez que isso irá impactar diretamente na escolha da estratégia a ser adotado primeiro. Você deve conhecer bem o seu público e os seus objetivos, para assim traçar as suas estratégias e ter melhores resultados.