Quando falamos sobre posicionamento, autoridade de domínio, desempenho e experiências do consumidor, estamos falando diretamente de SEO – otimização de sites da sua página web.
Sendo assim, um site otimizado e que ofereça uma experiência única ao cliente tem a possibilidade de ficar entre os primeiros colocados nas buscas do Google, obtendo boa parte dos cliques. Quer saber como isso é possível? Então acompanhe este artigo até o final e saiba tudo sobre otimização de SEO e posicionamento nas pesquisas.
Com pressa? Use o Sumário:
6 dicas de ouro para otimizar o SEO do seu site
A otimização de SEO trabalha diversos aspectos, tanto de SEO on-page quanto de SEO off-page, preocupando-se com os parâmetros propostos pelo algoritmo dos mecanismos de busca.
Entretanto, existem algumas técnicas que podem ser aplicadas para melhorar a otimização de SEO do seu site, trazendo mais resultados para a sua página.
1- Aplique uma auditoria de SEO em seu site
Antes de tudo, é essencial saber onde estão os problemas do seu site, e isso é possível por meio da auditoria de SEO. Sendo assim, a auditoria de SEO avalia os motivos pelos quais você não está obtendo tráfego de busca ou vendas o suficiente, por meio de uma análise meticulosa.
Esta análise verifica todos os aspectos do seu site, incluindo a programação e códigos do site, imagens, links, palavras-chaves e conteúdo, dentro dos parâmetros dos mecanismos de busca.
Após a auditoria, será completamente possível identificar onde é necessário melhorar, e assim dar os primeiros passos práticos na otimização de SEO do seu site.
2- Planeje
Outra dica essencial para melhorar o seu tráfego e otimizar o seu site é fazer o seu planejamento de negócio, definindo qual a persona do seu negócio, quem são os clientes que você deseja atrair, problemas e dores.
A partir dessa identificação, você irá pensar em como oferecer a solução para este público, gerando valor e construindo um marketing de conteúdo e de relacionamento com base no perfil dessas pessoas.
Portanto, reflita sobre os seguintes aspectos:
- Quem é o meu público-alvo?
- Como eles se comunicam?
- Em quais plataformas eles estão mais presentes?
- O que buscam? Quais as suas necessidades e dores?
- Quais os seus comportamentos em cada ponto de contato?
Definindo estes pontos, você terá um parâmetro completo do público, e assim poderá desenvolver as novas estratégias se SEO em seu site.
3- Elenque as palavras-chave
Conhecer o público é fundamental para compreender o que eles estão pensando e quais os tópicos mais falados, e aqui entram as palavras-chave.
Para que você entenda melhor o que são as palavras-chaves de um site, pense nelas como os termos ou expressões mais comuns, ou ainda, mais buscados por este público.
A partir dessas expressões, você saberá qual o interesse do público e por onde começar a produzir conteúdos estratégicos, voltados pata sanar as dores, necessidades e principais dúvidas do seu público.
4- Melhore a performance do seu site
Agora que você já tem a base da sua estratégia definida, é o momento de pensar no site em si, já que a primeira experiência é o que determina se o visitante irá permanecer no seu site ou não. Por isso, é essencial que o seu site seja rápido e responsivo, com um layout mais limpo e acessível em todos os dispositivos, seja no computador, tablet ou celular.
Outro detalhe essencial quando falamos de performance é a rapidez no carregamento de links, pois o ideal é que este carregamento seja feito, no máximo, em meio segundo. Por isso, sites com muitos links, redirecionamentos e imagens grandes tendem a demorar mais, fazendo com que a primeira experiência ao usuário seja completamente negativa.
Portanto, otimize o seu site para que ele seja mais fluido, com links confiáveis e poucos redirecionamentos, proporcionando maior rapidez e acessibilidade.
5- URLs amigáveis
E como estamos falando em links e URLs, é importante estar atento à sua URL, fazendo com que elas sejam completamente confiáveis e facilmente lidas pelo seu usuário.
Lembre-se que o engajamento e a confiança do público começam no que eles leem nos títulos e nas URLs, portanto, não utilize muitos símbolos, códigos e números.
Aqui, aquela máxima de que “menos é mais” é completamente válida. Portanto, não exagere e prefira não correr riscos.
6- Crie conteúdos relevantes
Agora que a estrutura está pronta, vamos aos conteúdos que irão compor o seu site. Um dos grandes fatores de rankeamento de sites são os conteúdos produzidos, que devem oferecer informações relevantes, de qualidade e de valor, educando o público e construindo autoridade.
Por isso, esteja sempre atento às necessidades e dúvidas do seu público, construindo conteúdos que sejam úteis ao seu público e compartilháveis, fazendo com que o seu site esteja entre os primeiros resultados.
Conclusão
Estas são apenas algumas dicas de como melhorar a otimização de SEO do seu site e atrair o público correto. Contudo, esteja atento às suas métricas e melhore as suas estratégias continuamente até formar uma estratégia que seja perfeita para o seu negócio.
Não sabe qual a melhor estratégia adotar ou como resolver os problemas do seu site? Fale conosco e tenho um consultor especializado para te auxiliar no seu negócio.