SEO otimização de sites | 6 Dicas para otimizar o SEO do seu site

SEO otimização de sites

Quando falamos sobre posicionamento, autoridade de domínio, desempenho e experiências do consumidor, estamos falando diretamente de SEO – otimização de sites da sua página web.

Sendo assim, um site otimizado e que ofereça uma experiência única ao cliente tem a possibilidade de ficar entre os primeiros colocados nas buscas do Google, obtendo boa parte dos cliques. Quer saber como isso é possível?  Então acompanhe este artigo até o final e saiba tudo sobre otimização de SEO e posicionamento nas pesquisas.

Com pressa? Use o Sumário:

6 dicas de ouro para otimizar o SEO do seu site 

A otimização de SEO trabalha diversos aspectos, tanto de SEO on-page quanto de SEO off-page, preocupando-se com os parâmetros propostos pelo algoritmo dos mecanismos de busca. 

Entretanto, existem algumas técnicas que podem ser aplicadas para melhorar a otimização de SEO do seu site, trazendo mais resultados para a sua página. 

1- Aplique uma auditoria de SEO em seu site 

Antes de tudo, é essencial saber onde estão os problemas do seu site, e isso é possível por meio da auditoria de SEO. Sendo assim, a auditoria de SEO avalia os motivos pelos quais você não está obtendo tráfego de busca ou vendas o suficiente, por meio de uma análise meticulosa. 

Esta análise verifica todos os aspectos do seu site, incluindo a programação e códigos do site, imagens, links, palavras-chaves e conteúdo, dentro dos parâmetros dos mecanismos de busca. 

Após a auditoria, será completamente possível identificar onde é necessário melhorar, e assim dar os primeiros passos práticos na otimização de SEO do seu site. 

2- Planeje 

Outra dica essencial para melhorar o seu tráfego e otimizar o seu site é fazer o seu planejamento de negócio, definindo qual a persona do seu negócio, quem são os clientes que você deseja atrair, problemas e dores. 

A partir dessa identificação, você irá pensar em como oferecer a solução para este público, gerando valor e construindo um marketing de conteúdo e de relacionamento com base no perfil dessas pessoas. 

Portanto, reflita sobre os seguintes aspectos: 

  • Quem é o meu público-alvo? 
  • Como eles se comunicam? 
  • Em quais plataformas eles estão mais presentes? 
  • O que buscam? Quais as suas necessidades e dores?
  • Quais os seus comportamentos em cada ponto de contato? 

 

Definindo estes pontos, você terá um parâmetro completo do público, e assim poderá desenvolver as novas estratégias se SEO em seu site. 

3- Elenque as palavras-chave 

Conhecer o público é fundamental para compreender o que eles estão pensando e quais os tópicos mais falados, e aqui entram as palavras-chave. 

Para que você entenda melhor o que são as palavras-chaves de um site, pense nelas como os termos ou expressões mais comuns, ou ainda, mais buscados por este público.

A partir dessas expressões, você saberá qual o interesse do público e por onde começar a produzir conteúdos estratégicos, voltados pata sanar as dores, necessidades e principais dúvidas do seu público. 

4- Melhore a performance do seu site 

Agora que você já tem a base da sua estratégia definida, é o momento de pensar no site em si, já que a primeira experiência é o que determina se o visitante irá permanecer no seu site ou não. Por isso, é essencial que o seu site seja rápido e responsivo, com um layout mais limpo e acessível em todos os dispositivos, seja no computador, tablet ou celular. 

Outro detalhe essencial quando falamos de performance é a rapidez no carregamento de links, pois o ideal é que este carregamento seja feito, no máximo, em meio segundo.  Por isso, sites com muitos links, redirecionamentos e imagens grandes tendem a demorar mais, fazendo com que a primeira experiência ao usuário seja completamente negativa. 

Portanto, otimize o seu site para que ele seja mais fluido, com links confiáveis e poucos redirecionamentos, proporcionando maior rapidez e acessibilidade. 

5- URLs amigáveis 

E como estamos falando em links e URLs, é importante estar atento à sua URL, fazendo com que elas sejam completamente confiáveis e facilmente lidas pelo seu usuário. 

Lembre-se que o engajamento e a confiança do público começam no que eles leem nos títulos e nas URLs, portanto, não utilize muitos símbolos, códigos e números. 

Aqui, aquela máxima de que “menos é mais” é completamente válida. Portanto, não exagere e prefira não correr riscos. 

6- Crie conteúdos relevantes 

Agora que a estrutura está pronta, vamos aos conteúdos que irão compor o seu site. Um dos grandes fatores de rankeamento de sites são os conteúdos produzidos, que devem oferecer informações relevantes, de qualidade e de valor, educando o público e construindo autoridade. 

Por isso, esteja sempre atento às necessidades e dúvidas do seu público, construindo conteúdos que sejam úteis ao seu público e compartilháveis, fazendo com que o seu site esteja entre os primeiros resultados. 

Conclusão 

Estas são apenas algumas dicas de como melhorar a otimização de SEO do seu site e atrair o público correto. Contudo, esteja atento às suas métricas e melhore as suas estratégias continuamente até formar uma estratégia que seja perfeita para o seu negócio.

Não sabe qual a melhor estratégia adotar ou como resolver os problemas do seu site? Fale conosco e tenho um consultor especializado para te auxiliar no seu negócio.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
WhatsApp
Faça um Orçamento
Oi, Sanderson aqui,
Estou Online, vamos conversar sobre seu Projeto?