Otimização de sites | 5 Motivos para otimizar o seu site

otimização de site

Você sabe o que é a otimização de sites e como ele pode influenciar no seu posicionamento no mundo digital? 

Segundo a pesquisa realizada pela Vivial, 85,2% dos consumidores realizam uma pesquisa do produto ou serviço antes de comprar, sendo assim, torna-se imprescindível um bom posicionamento do seu produto/serviço nas pesquisas orgânicas. Um outro critério fundamental para o seu site é a rapidez, ninguém quer entrar no site e ficar esperando demasiadamente o carregamento da página, ainda mais numa geração que tende a ser ágil nas tecnologias. 

Assim, estes critérios estão diretamente relacionados com a otimização do site e a facilidade no acesso. Pensando nisso, vamos te dar 05 (cinco) motivos para realizar a otimização do seu site. Para saber mais, acompanhe este artigo até o final. 

O que é a otimização de sites? 

De maneira muito simples, a otimização de sites é uma estratégia de marketing excelente para quem deseja ter um melhor posicionamento no mundo digital, voltado para a experiência do usuário. 

Portanto, esse processo utiliza técnicas tanto de marketing, quanto de HTML, além de fazer o melhor uso do servidor que dá suporte ao seu site, tornando-o mais rápido e responsivo. 

Nesse sentido, os títulos são modificados, o código do site é reescrito, plugins são removidos e estratégias de conteúdo são criadas para tornar o site mais leve, melhorando a experiência. 

Leia também -> Fontes de tráfego pago | Qual a melhor para minha empresa?

Motivos para realizar a otimização de sites 

Sabendo que 93% das pesquisas e experiências de marketing começam na busca por um termo ou palavra-chave, podemos afirmar que é essencial que você seja encontrado no mundo digital. Outro bom motivo para realizar a otimização de sites é pela possibilidade de crescer a sua presença online, a qual está diretamente relacionada com as estratégias e técnicas de SEO aplicadas nos sites.

Além disso, é importante dizer que para ter uma boa estratégia de marketing digital, melhorar o seu posicionamento de maneira orgânica e realizar a captação de leads, a otimização de sites é o ponto-chave. 

Sendo assim, podemos trazer como principais motivos para realizar a otimização de sites

  • Crescimento do público; 
  • Melhoria e assertividade nas estratégias de captação de leads; 
  • Tráfego com maior quantidade e qualidade; 
  • Retorno garantido sob o investimento, desde que todas as estratégias de SEO sejam planejadas de forma efetiva; 
  • Construção de autoridade da marca; 

E, de Bônus:

  • Melhoria na experiência do usuário. 

 

Agora que você já tem bons motivos para investir na otimização de sites, aprenda como fazer a otimização da maneira correta. 

Maneiras de fazer a otimização de sites

De modo geral, existem 03 (três) maneiras de fazer a otimização de sites e páginas web, sendo elas: investimentos em SEO, criação de um layout mais responsivo e carregamento de páginas. 

1- Investir em SEO 

O primeiro e mais popular modo de fazer a otimização de sites é por meio dos investimentos em SEO, que tem como principal objetivo melhorar o seu posicionamento através de uma série de técnicas. 

Dentro dessas técnicas, consideram-se aspectos como conteúdo, links de saída, confiabilidade dos links, pertinência e uso das palavras-chaves, melhoria nos títulos dos textos, dentre outros. 

Todos esses aspectos, quando melhorados e otimizados, influenciam diretamente no posicionamento da sua página no ranking de buscas do Google, ou seja, quanto mais otimizado for o seu site, melhor o seu ranqueamento e mais confiável será a sua página, já que os primeiros resultados que aparecem no Google são considerados os mais confiáveis e atraem mais cliques. 

2- Criar um site responsivo 

Outra maneira de realizar a otimização de sites é por meio da construção de um site ou de um layout mais responsivo. 

Quando falamos de layout responsivo, estamos nos referindo a um site com um layout limpo, sem poluição visual e que seja acessível e que tenha a usabilidade perfeita tanto pelo celular, quanto pelo tablet ou computador. 

Aqui, a palavra-chave é facilidade no acesso e experiência ao usuário no primeiro acesso, já que os primeiros segundos de acesso são determinantes na experiência e conceito de qualidade. Por isso, é essencial que você utilize apenas os plugins necessários, para que o seu site seja cada vez mais rápido. 

3- Otimizar o carregamento da sua página 

E por falar em rapidez, a otimização de sites também está presente na rapidez no carregamento das páginas. 

De modo geral, uma página lenta cria uma péssima experiência aos usuários, os quais possivelmente não irão voltar ao seu site devido a lentidão no carregamento. 

Sendo assim, a otimização de sites e rapidez no carregamento da página estão diretamente relacionados com o seu servidor, tal como com os links de redirecionamento e imagens utilizadas.  Aqui, o segredo é tornar a sua página mais leve, com imagens adequadas e links seguros. 

Conclusão 

Embora a otimização de sites seja considera um pouco desafiadora, ela é essencial para o seu posicionamento no mercado digital, e por isso, causa tanto impacto nos resultados do marketing digital. 

Contudo, é importante lembrar que o primeiro acesso do usuário é o que irá definir se ele volta ou não, e por isso, o seu site deve ser otimizado e responsivo.

Quer saber mais sobre Otimização de sites? Confira aqui.

4.3/5 - (26 votes)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
WhatsApp
Faça um Orçamento
Oi, Sanderson aqui,
Estou Online, vamos conversar sobre seu Projeto?