Otimização de SEO: Como fazer o seu site ser top 1 no Google?!

Otimização de SEO

Se você perguntar para as pessoas que atuam no mercado digital qual o principal objetivo para o seu site, a resposta provável será: crescer no Google de forma orgânica e aparecer entre os primeiros. Isso é possível por meio da otimização de SEO

De modo geral, a otimização de SEO é focada na melhoria dos aspectos internos e externos da sua página, melhorando-as de modo a atrair mais visitantes e ter um bom rankeamento. 

Sendo assim, se você deseja fazer o seu site crescer no Google, vou te explicar o que é SEO, qual a sua importância e como utilizá-lo para crescer. Acompanhe este artigo e tire suas dúvidas. 

Com pressa? Use o Sumário:

O que é SEO? 

Antes de falarmos sobre como fazer o seu site crescer de fato, importante saber o que é SEO e qual a sua relação com o posicionamento do seu site no Google. 

SEO é uma expressão proveniente do inglês (Search Engine Optimization), que significa otimização dos mecanismos de pesquisa ou de busca. 

Na prática, o SEO tem como principal objetivo aumentar a quantidade e qualidade do tráfego orgânico em seu site, por meio dos mecanismos de pesquisa. 

Assim, a otimização em SEO pode trazer diversas vantagens, como por exemplo: 

  • Qualidade do tráfego, pois através das estratégias de SEO é possível atrair visitantes realmente interessados nos seus produtos ou serviços; 
  • Quantidade de tráfego, que está relacionado com o número de leads que você atraiu por meio do SEO, e assim, os resultados irão indicar o que é mais relevante, ou seja, o que atrai mais tráfego; 
  • Melhoria nos resultados orgânicos, fortalecendo e impulsionando a imagem da sua empresa sem a necessidade de publicidade paga. 

 

Além destas vantagens, você ainda pode aumentar o alcance do seu negócio, já que os resultados da sua empresa serão apresentados nos primeiros resultados do Google.

Entretanto, é importante lembrar que as estratégias de SEO pode ser on e off page, e a seguir iremos falar sobre cada uma delas. 

1- SEO On Page

Quando falamos de SEO on page, estamos nos referindo ao que está dentro da sua página e do seu site, as quais afetam diretamente no rankeamento dentro dos buscadores do Google. 

Dentro do SEO on-page, temos os seguintes atributos: 

  • Conteúdo, que deve ser escaneável e de valor, focado nas palavras-chaves e na densidade ideal estabelecida pelo algoritmo do Google; 
  • Títulos e descrição, que devem deixar claros sobre o que o seu conteúdo fala, tal como os temas que o seu site aborda, facilitando a leitura do conteúdo produzido; 
  • URL, que devem ser simplificadas, sem muitos caracteres especiais e números, facilitando a leitura e trazendo confiabilidade para a sua página; 
  • Links internos, os quais devem melhorar a navegação do usuário, facilitar o conhecimento de novas páginas seguras e relacionar conteúdos relevantes que complementem o seu.

 

De forma geral, estes são aspectos internos que impactam diretamente no seu posicionamento, tal como a maneira que os usuários veem a sua página, decidindo se ela é segura de fato ou não. 

2- SEO Off Page 

Já o SEO off-page está relacionado com as atividades e ações fora da sua página, as quais também impactam no seu rankeamento e posicionamento. 

Normalmente, o SEO off-page considera aspectos como a sua presença de marca, que diz respeito ao que falam do seu site, menções e outras linkagens utilizando o seu site como referência.

Sendo assim, é importante que você monitore sempre o seu SEO off-page, melhorando sempre as práticas e o seu posicionamento nos mecanismos de busca.  

3- SEO local 

Por último, mas não menos importante, temos o SEO local, que está diretamente relacionado com o seu mercado local e a sua localização dentro da sua cidade. 

Por exemplo, quando alguém busca algo no Google, os primeiros resultados trazem localizações e endereços do Google Maps, e o SEO local é exatamente isso.

Assim, uma das maneiras mais populares de trabalhar o SEO local é por meio do Google Meu Negócio, onde você cadastra as informações da sua empresa, endereço e horários de funcionamento, aparecendo entre as opções locais. 

Como fazer o seu site crescer no Google

Uma das perguntas mais comuns dentro do mundo digital é: como fazer o meu site crescer no Google e aparecer entre os mais buscados? A resposta é simples: invista em estratégias de otimização de SEO, tanto on page, quanto off page e local. 

Por isso, é essencial que você verifique como está a situação atual do seu site, onde estão as falhas e como é possível melhorar as suas estratégias atuais, além é claro de investir em bons conteúdos e estratégias. 

Além disso, você deve definir as palavras-chaves mais importantes e relevantes para o seu público, tal como os conteúdos que gerem valor e que construam valor para a sua marca. 

Aqui, a ideia é construir autoridade para atrair mais visitantes, e conforme estes visitantes foram chegando e o tráfego for aumentando, maior será a sua relevância e posição no Google.  

Conclusão 

A otimização de SEO é um conjunto de técnicas que facilitam a melhoria do seu posicionamento no Google, tornando o seu site muito mais relevante. Entretanto, é importante lembrar que estas técnicas trazem resultados a médio e longo prazo, e por isso, as estratégias devem ser melhoradas continuamente. 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
WhatsApp
Faça um Orçamento
Oi, Sanderson aqui,
Estou Online, vamos conversar sobre seu Projeto?