Por si só, as clínicas de estética são um dos negócios mais lucrativos do mercado atual, já que é um dos ramos que mais crescem no Brasil. Mas afinal, como utilizar o marketing para estética para elevar ainda mais a sua empresa?
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o mercado de estética apresentou um crescimento de 2,77% nos últimos anos, o que é uma excelente oportunidade para os negócios.
Sendo assim, aprenda a utilizar o marketing para estética para criar um relacionamento com o seu público e se fazer presente no mercado digital.
Com pressa? Use o Sumário:
As melhores estratégias de marketing digital para clínicas de estética
De modo geral, a área da beleza e da estética é um dos ramos que mais crescem no mercado, principalmente porque as pessoas se preocupam com o seu bem-estar e com a sua autoestima.
Contudo, um dos fatores que mais chamam atenção no momento de escolher um bom serviço de estética é a comprovação de que os serviços oferecidos são de alta qualidade e trazem resultados reais.
Por isso, as redes sociais e o marketing digital são uma oportunidade excelente para demonstrar autoridade e comprovar a qualidade dos procedimentos.
Pensando nisso, trouxemos aqui um guia básico para criar boas estratégias de marketing para estética e construir uma marca de valor, focada no relacionamento e na qualidade.
Conheça seu público
Não tem como criar estratégias de marketing para estética sem conhecer o seu público, suas preferências, necessidades e como eles se comunicam melhor.
Tudo isso também irá lhe ajudar a criar conteúdos muito mais assertivos e relevantes para o público, inclusive os conteúdos de campanhas e publicidades pagas.
Sendo assim, é importante pensar nos seguintes aspectos:
- Quem você deseja atender?
- O que você irá oferecer para esse público?
- Qual o diferencial no mercado da estética?
- Em que canais o seu público-alvo está presente?
- Que tipo de conteúdos eles consomem?
- Como você pode chamar a atenção do seu público?
Após responder essas perguntas, você terá uma base para começar a criar as suas estratégias de marketing para estética.
Invista em marketing de conteúdo
O segundo passo para transformar a sua clínica de estética é por meio da produção de conteúdo, e claro, conteúdo de relevância e qualidade.
Aqui, você pode produzir conteúdos em suas redes sociais e em um blog, sempre falando sobre o mercado de estéticas, procedimentos, resultados, autoestima e todos os assuntos relacionados ao tema.
Essa estratégia é muito importante para educar o público, construir uma relação com o público e dar os primeiros passos em direção à construção de autoridade da sua marca.
Além disso, um blog pode ser utilizado para promover a sua marca por meio do Google Ads e das campanhas de marketing para estética.
Outro detalhe muito interessante sobre a produção de conteúdo é que com ela você pode se posicionar entre os melhores blogs no Google, demonstrando a confiabilidade e a relevância da sua clínica para os clientes.
Construa um relacionamento com os seus clientes pelas redes sociais
Falando de relacionamento, a construção de um relacionamento efetivo com os clientes faz toda a diferença na conversão de clientes.
Por isso, é essencial que você se comunique de forma direta, clara e personalizada com esse público, fazendo com que eles se identifiquem com a sua marca, motivando-se a consumir os seus serviços.
Personalize a sua marca
Sabemos que a construção de uma imagem empresarial e uma marca é essencial para qualquer negócio, e no marketing para estética não seria diferente.
Sendo assim, você deve ter identidade própria e personalizada, sendo criativo e passando uma imagem de sofisticação, qualidade, alto padrão e cuidado com as pessoas, sempre prezando pela construção da autoestima e qualidade de vida.
Por isso, um dos meios para personalizar a sua marca é escolher uma empresa voltada para o marketing digital e construção de branding, tornando a sua marca muito mais humanizada e única.
Crie parcerias com digitais influencers
Uma das estratégias de ouro do marketing para estética é criar parcerias com digital influencers, principalmente pela visibilidade da sua empresa e dos seus serviços.
Normalmente, os digitais influencers possuem um público bem grande e segmentado, e por isso você tem chances de conquistar mais clientes por meio das divulgações realizadas.
Fortaleça as suas estratégias com o Google Ads
Por fim, temos as estratégias de Google Ads, que consiste em criar campanhas e anúncios baseados no seu público-alvo, com os mais diversos objetivos, como por exemplo, aumento de tráfego, número de clientes ou chamadas. Caso siga esse caminho, o ideal é contratar um agência especializada em Google Ads.
Por isso, é fundamental que você tenha em mente qual o seu objetivo, para assim definir as estratégias corretas e ter resultados.
Por fim…
De modo geral, o marketing para estética é amplamente vantajoso para os negócios e para a construção de uma marca reconhecida.
Entretanto, você deve conhecer bem o seu públic0 e ter os seus objetivos em mente, para assim definir estratégias assertivas. Alinhe sempre suas estratégias com uma empresa que saiba trabalhar com o seu nicho e faça-o alcançar seus objetivos.