O marketing digital é essencial para qualquer que seja a área e o nicho de mercado, sendo um grande aliado quando falamos de promover uma imagem confiável, pensando nisso, saiba mais sobre uma área em expansão o marketing para dentistas.
Uma das maiores preocupações quando falamos de marketing para dentistas é o respeito ao Código de Ética, sendo bastante cauteloso para não mercantilizar os serviços.
Antes de tudo, é importante destacar que o principal objetivo do marketing neste caso é aproximar o dentista do paciente, produzindo conteúdos informativos e construindo uma relação de valor.
Para saber como gerar valor e atrair mais clientes, mas sem deixar o Código de Ética de lado, então vem comigo!
Com pressa? Use o Sumário:
Marketing para dentistas e Código de Ética
Um dos pontos mais importantes quando falamos de marketing para dentistas é o respeito e as limitações propostas pelo Código de Ética, estabelecido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Antes de tudo, é importante lembrar que o CFO não veda as ações de marketing, já que reconhece a importância das redes sociais para os assuntos odontológicos.
Entretanto, o ponto principal é que os serviços de saúde como um todo não devem ser banalizados, e por isso, não podem ser tratados como meros produtos a venda.
Nesse sentido, o CFO veda algumas condutas dentro do marketing, como por exemplo:
- Divulgação dos preços dos serviços, tal como formas de pagamento ou ainda, oferecer serviços gratuitos, para não desvalorizar a profissão;
- Disseminar propaganda enganosa, oferecendo tratamentos que não possuem comprovação científica ou que não são homologados pelo próprio CFO ou CRO;
- Autopromoção e prescrição de tratamentos em programas de rádio ou TV;
- Promoção de sorteios ou qualquer outro tipo de concurso onde os prêmios sejam os serviços do dentista;
- Utilização de expressões ou termos sensacionalistas, ou ainda, concorrência desleal e promessas de resultado, mercantilizando a odontologia;
- Utilização de imagem de terceiros, já que o CFO só permite o uso de imagens de autoria própria.
Perceba que esses detalhes influenciam completamente na construção das suas estratégias de marketing. Entretanto, elas não tornam o marketing inviável. Por isso, é muito importante estar atento aos detalhes, para assim gerar valor e construir uma relação próxima com os pacientes, atraindo-os e encantando-os.
Vantagens do marketing para dentistas
O marketing para dentistas pode trazer muitas vantagens para os profissionais e para os pacientes, seja em consultórios ou clínicas particulares.
Uma das primeiras vantagens de utilizar o marketing como aliado é o diferencial no mercado, já que o Brasil é um dos países com o maior número de dentistas no mundo. Assim, se você investir nas estratégias de marketing respeitando o proposto pelo Código de Ética, você irá se diferenciar e construir uma relação de valor com o paciente.
Também podemos citar como vantagens do marketing para dentistas a fidelização de clientes, mantendo-os atualizados sobre os procedimentos e diminuindo a rotatividade dentro da clínica.
Por último, podemos citar como vantagem a promoção do seu nome como profissional, fazendo com que você seja reconhecido como referência no mercado em que você atua.
Dicas de ouro de marketing para dentistas
Como dissemos anteriormente, o marketing para dentistas tem o objetivo de criar um diferencial, fazendo com que você se destaque frente a concorrência. Assim, trouxemos algumas dicas para lhe ajudar nessa jornada.
1- Crie a sua página no Google Meu Negócio
O primeiro passo para atrair mais clientes e gerar valor ao seu nome enquanto dentista é criando uma página no Google Meu Negócio.
De modo geral, o Google Meu Negócio é uma página pública, onde você insere todas as suas informações profissionais, como por exemplo, endereço, horário de funcionamento, serviços que você oferece e imagens do consultório.
Assim, quando as pessoas buscarem por dentistas na região, irão lhe encontrar no Google e no Maps, sendo o primeiro passo para criar uma presença na internet.
Além disso, uma das vantagens que o Google Meu Negócio oferece é o registro de avaliação de clientes, construindo assim a sua imagem no mercado digital.
2- Conheça o comportamento dos seus clientes
Conhecer o comportamento dos seus pacientes é essencial para direcionar as estratégias de marketing para dentistas, principalmente pelo fato de que o conteúdo deve gerar valor para estas pessoas. Por isso, saiba quais são as maiores dúvidas, desejos, necessidades e como você enquanto dentista pode ajudá-los.
3- Invista em anúncios
Para ter resultados mais rápidos e alcançar mais clientes, os anúncios são uma excelente estratégia complementar. Sendo assim, você pode anunciar tanto no seu site quanto nas redes sociais, direcionando a publicidade para o público que você considera como ideal para o seu negócio.
4- Produza conteúdo para o seu site e para redes sociais
Por último, a produção de conteúdos relevantes e de valor é essencial para elevar o seu negócio. Por isso, avalie onde os seus clientes estão mais presentes e pense em como o seu conteúdo pode ajuda-los, gerando valor e estreitando a relação.
Concluímos que…
Apesar das limitações, você pode se destacar no seu nicho de atuação com o marketing para dentistas.
Contudo, é necessário ter objetivos bem claros e conhecer o seu público, para assim ter resultados concretos. Nossa consultoria é especializada em diversas áreas, inclusive com dentistas. Quer nos conhecer? Observe aqui uns cases de sucesso de nossa consultoria.