Marketing para dentistas | Como conquistar muitos clientes

Marketing para dentistas

O marketing digital é essencial para qualquer que seja a área e o nicho de mercado, sendo um grande aliado quando falamos de promover uma imagem confiável,  pensando nisso, saiba mais sobre uma área em expansão o marketing para dentistas

Uma das maiores preocupações quando falamos de marketing para dentistas é o respeito ao Código de Ética, sendo bastante cauteloso para não mercantilizar os serviços. 

Antes de tudo, é importante destacar que o principal objetivo do marketing neste caso é aproximar o dentista do paciente, produzindo conteúdos informativos e construindo uma relação de valor. 

Para saber como gerar valor e atrair mais clientes, mas sem deixar o Código de Ética de lado, então vem comigo!

Com pressa? Use o Sumário:

Marketing para dentistas e Código de Ética 

Um dos pontos mais importantes quando falamos de marketing para dentistas é o respeito e as limitações propostas pelo Código de Ética, estabelecido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Antes de tudo, é importante lembrar que o CFO não veda as ações de marketing, já que reconhece a importância das redes sociais para os assuntos odontológicos. 

Entretanto, o ponto principal é que os serviços de saúde como um todo não devem ser banalizados, e por isso, não podem ser tratados como meros produtos a venda. 

Nesse sentido, o CFO veda algumas condutas dentro do marketing, como por exemplo: 

  • Divulgação dos preços dos serviços, tal como formas de pagamento ou ainda, oferecer serviços gratuitos, para não desvalorizar a profissão; 
  • Disseminar propaganda enganosa, oferecendo tratamentos que não possuem comprovação científica ou que não são homologados pelo próprio CFO ou CRO; 
  • Autopromoção e prescrição de tratamentos em programas de rádio ou TV; 
  • Promoção de sorteios ou qualquer outro tipo de concurso onde os prêmios sejam os serviços do dentista; 
  • Utilização de expressões ou termos sensacionalistas, ou ainda, concorrência desleal e promessas de resultado, mercantilizando a odontologia; 
  • Utilização de imagem de terceiros, já que o CFO só permite o uso de imagens de autoria própria. 

 

Perceba que esses detalhes influenciam completamente na construção das suas estratégias de marketing. Entretanto, elas não tornam o marketing inviável. Por isso, é muito importante estar atento aos detalhes, para assim gerar valor e construir uma relação próxima com os pacientes, atraindo-os e encantando-os. 

Vantagens do marketing para dentistas

O marketing para dentistas pode trazer muitas vantagens para os profissionais e para os pacientes, seja em consultórios ou clínicas particulares. 

Uma das primeiras vantagens de utilizar o marketing como aliado é o diferencial no mercado, já que o Brasil é um dos países com o maior número de dentistas no mundo. Assim, se você investir nas estratégias de marketing respeitando o proposto pelo Código de Ética, você irá se diferenciar e construir uma relação de valor com o paciente. 

Também podemos citar como vantagens do marketing para dentistas a fidelização de clientes, mantendo-os atualizados sobre os procedimentos e diminuindo a rotatividade dentro da clínica. 

Por último, podemos citar como vantagem a promoção do seu nome como profissional, fazendo com que você seja reconhecido como referência no mercado em que você atua. 

Dicas de ouro de marketing para dentistas 

Como dissemos anteriormente, o marketing para dentistas tem o objetivo de criar um diferencial, fazendo com que você se destaque frente a concorrência. Assim, trouxemos algumas dicas para lhe ajudar nessa jornada. 

1- Crie a sua página no Google Meu Negócio 

O primeiro passo para atrair mais clientes e gerar valor ao seu nome enquanto dentista é criando uma página no Google Meu Negócio. 

De modo geral, o Google Meu Negócio é uma página pública, onde você insere todas as suas informações profissionais, como por exemplo, endereço, horário de funcionamento, serviços que você oferece e imagens do consultório. 

Assim, quando as pessoas buscarem por dentistas na região, irão lhe encontrar no Google e no Maps, sendo o primeiro passo para criar uma presença na internet. 

Além disso, uma das vantagens que o Google Meu Negócio oferece é o registro de avaliação de clientes, construindo assim a sua imagem no mercado digital. 

2- Conheça o comportamento dos seus clientes 

Conhecer o comportamento dos seus pacientes é essencial para direcionar as estratégias de marketing para dentistas, principalmente pelo fato de que o conteúdo deve gerar valor para estas pessoas.  Por isso, saiba quais são as maiores dúvidas, desejos, necessidades e como você enquanto dentista pode ajudá-los. 

3- Invista em anúncios 

Para ter resultados mais rápidos e alcançar mais clientes, os anúncios são uma excelente estratégia complementarSendo assim, você pode anunciar tanto no seu site quanto nas redes sociais, direcionando a publicidade para o público que você considera como ideal para o seu negócio. 

4- Produza conteúdo para o seu site e para redes sociais 

Por último, a produção de conteúdos relevantes e de valor é essencial para elevar o seu negócio. Por isso, avalie onde os seus clientes estão mais presentes e pense em como o seu conteúdo pode ajuda-los, gerando valor e estreitando a relação. 

Concluímos que…

Apesar das limitações, você pode se destacar no seu nicho de atuação com o marketing para dentistas

Contudo, é necessário ter objetivos bem claros e conhecer o seu público, para assim ter resultados concretos. Nossa consultoria é especializada em diversas áreas, inclusive com dentistas. Quer nos conhecer? Observe aqui uns cases de sucesso de nossa consultoria.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
WhatsApp
Faça um Orçamento
Oi, Sanderson aqui,
Estou Online, vamos conversar sobre seu Projeto?