Marketing digital para psicólogos | Como aplicar?

Marketing digital para psicólogos

Quando falamos de estratégias de marketing digital para psicólogos, temos um universo de possibilidades, e ao mesmo tempo, as previsões do Código de Ética e práticas da área da saúde.

Entretanto, essa não é nenhuma limitação para não investir no marketing digital e se tornar referência ou conquistar espaço no mundo digital. 

A seguir, vamos falar sobre como utilizar o marketing digital para psicólogos de forma estratégica e humana. 

 

Com pressa? Use o Sumário:

Previsão do Código de Ética e Conselho Federal de Psicologia (CFP)

Antes de tudo, é importante destacar que a Psicologia é uma das áreas voltadas para a saúde, e por isso, devem sempre oferecer soluções e informações essenciais ao bem-estar humano. 

Além disso, quando falamos da área da saúde, não podemos realizar nenhum tipo de comercialização, tornando a profissional desvalorizada e banal. 

Assim, é essencial estar atento às previsões do Código de Ética Profissional e a Resolução nº 010/97 do Conselho Federal de Psicologia (CFP). 

Segundo o Código de Ética, em seu artigo 38, os psicólogos são vedados das seguintes práticas: 

 

  • Utilizar o preço do serviço como forma de propaganda, banalizando a profissão; 
  • Participar, como psicólogo, de quaisquer atividades através dos meios de comunicação, em função unicamente de autopromoção; 
  • Fazer previsão taxativa de resultado; 
  • Propor atividades e recursos relativos à técnicas psicológicas que não estejam reconhecidos pela prática profissional. 

 

Sendo assim, é importante destacar que a ciência da Psicologia não pode ser tratada como um produto disposto à venda, sendo mercantilizada.

De acordo com a Resolução nº 010/97 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), o psicólogo pode divulgar sim o seu trabalho, desde que as informações sejam verídicas e que as técnicas sejam reconhecidas pelo próprio Conselho. 

 

Como utilizar o marketing para psicólogos 

Para utilizar o marketing para psicólogos de maneira correta e estratégica, é essencial focar em marketing de conteúdo e SEO. 

Aqui, o foco é tirar as dúvidas do público-alvo, promovendo o conhecimento e debates acerca da saúde mental e práticas da própria psicologia, sem comercializar ou precificar a ciência. 

Por isso, o ideal é utilizar os meios digitais para construir uma imagem de referência na área, sempre educando e tirando as dúvidas do público, fazendo com que eles se identifiquem e reconheçam a necessidade de buscar o psicólogo. 

 

Melhores estratégias de marketing para psicólogos

Conhecendo os limites e regulamentos que regem o marketing para psicólogos, é importante lembrar que a internet será utilizada como um veículo para alcançar mais pessoas, atraindo-as. 

Nesse sentido, a chave do marketing digital para psicólogos é a produção de conteúdo, visando sempre conhecer e atender ao público, criando as melhores estratégias.  

A seguir, trouxemos 04 (quatro) meios para trabalhar o marketing digital para advogados de maneira efetiva. 

 

1- Conheça seu público

O primeiro passo do marketing para psicólogos é conhecer o seu público, que são as pessoas que irão receber as suas ações e estratégias. 

Aqui, você irá pensar na sua carteira de clientes e o perfil deles, traçando um paralelo para compreender quais as suas necessidades, idade, gênero e outros aspectos, pois todos eles são essenciais para as estratégias de marketing. 

 

2- Marketing de conteúdo para psicólogos  

Conhecendo o seu público e o perfil deles, esse é o momento de investir na produção de conteúdos relevantes que atraiam e que sejam realmente úteis. 

Aqui, você pode utilizar diversos formatos de conteúdo, como por exemplo, produção de e-books informativos, e-mail marketing, artigos em site ou blog, vídeos, áudios, podcasts, dentre outros formatos. 

Outra dica de ouro é escolher temas que você domine, e que estejam sempre em alta entre as pessoas. Podemos citar como exemplos de temas relevantes: ansiedade, depressão, relacionamentos, relações familiares, dentre outros. 

Inclusive, você pode utilizar as mídias pagas para impulsionar as suas publicações informativas, fazendo com que o post chegue até o seu público desejado. 

Sendo assim, você pode anunciar os seus posts por meio do Google Ads, Facebook Ads ou até mesmo LinkedIn Ads, atraindo o público correto.  

 

3- Google Meu Negócio 

Outra estratégia de ouro para o marketing para psicólogos é criar um perfil no Google Meu Negócio, que é um espaço onde você insere as suas informações profissionais, aumentando a sua visibilidade. 

Aqui, você irá inserir informações como endereço do seu escritório, horário de funcionamento e sua área de atuação, tal como e-mail para contato.

Assim, quando as pessoas procurarem por psicólogos em sua cidade ou que atendam online, você aparecerá como resultado.

 

4- SEO 

Por fim, temos as estratégias de SEO, que estão relacionadas aos mecanismos de busca e a otimização dos seus conteúdos e site. 

Assim, você pode criar conteúdo no seu site ou blog, utilizando palavras-chaves corretas e links estratégicos, tendo bons resultados no Google e gerando assim a autoridade. 

 

Conclusão 

Por mais que a publicidade dentro da Psicologia seja regida pelo Código de Ética e pelas resoluções do CFP, é completamente possível investir no marketing para psicólogos para atrair mais clientes. 

O segredo aqui é investir na produção de conteúdo de qualidade e se fazer ver pelo seu público, se tornando uma autoridade na área. Caso esteja em busca de um profissional qualificado para gerar clientes em sua área, entre em contato conosco e aproveite o nosso serviço.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
WhatsApp
Faça um Orçamento
Oi, Sanderson aqui,
Estou Online, vamos conversar sobre seu Projeto?