Quando falamos de estratégias de marketing digital para psicólogos, temos um universo de possibilidades, e ao mesmo tempo, as previsões do Código de Ética e práticas da área da saúde.
Entretanto, essa não é nenhuma limitação para não investir no marketing digital e se tornar referência ou conquistar espaço no mundo digital.
A seguir, vamos falar sobre como utilizar o marketing digital para psicólogos de forma estratégica e humana.
Com pressa? Use o Sumário:
Previsão do Código de Ética e Conselho Federal de Psicologia (CFP)
Antes de tudo, é importante destacar que a Psicologia é uma das áreas voltadas para a saúde, e por isso, devem sempre oferecer soluções e informações essenciais ao bem-estar humano.
Além disso, quando falamos da área da saúde, não podemos realizar nenhum tipo de comercialização, tornando a profissional desvalorizada e banal.
Assim, é essencial estar atento às previsões do Código de Ética Profissional e a Resolução nº 010/97 do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Segundo o Código de Ética, em seu artigo 38, os psicólogos são vedados das seguintes práticas:
- Utilizar o preço do serviço como forma de propaganda, banalizando a profissão;
- Participar, como psicólogo, de quaisquer atividades através dos meios de comunicação, em função unicamente de autopromoção;
- Fazer previsão taxativa de resultado;
- Propor atividades e recursos relativos à técnicas psicológicas que não estejam reconhecidos pela prática profissional.
Sendo assim, é importante destacar que a ciência da Psicologia não pode ser tratada como um produto disposto à venda, sendo mercantilizada.
De acordo com a Resolução nº 010/97 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), o psicólogo pode divulgar sim o seu trabalho, desde que as informações sejam verídicas e que as técnicas sejam reconhecidas pelo próprio Conselho.
Como utilizar o marketing para psicólogos
Para utilizar o marketing para psicólogos de maneira correta e estratégica, é essencial focar em marketing de conteúdo e SEO.
Aqui, o foco é tirar as dúvidas do público-alvo, promovendo o conhecimento e debates acerca da saúde mental e práticas da própria psicologia, sem comercializar ou precificar a ciência.
Por isso, o ideal é utilizar os meios digitais para construir uma imagem de referência na área, sempre educando e tirando as dúvidas do público, fazendo com que eles se identifiquem e reconheçam a necessidade de buscar o psicólogo.
Melhores estratégias de marketing para psicólogos
Conhecendo os limites e regulamentos que regem o marketing para psicólogos, é importante lembrar que a internet será utilizada como um veículo para alcançar mais pessoas, atraindo-as.
Nesse sentido, a chave do marketing digital para psicólogos é a produção de conteúdo, visando sempre conhecer e atender ao público, criando as melhores estratégias.
A seguir, trouxemos 04 (quatro) meios para trabalhar o marketing digital para advogados de maneira efetiva.
1- Conheça seu público
O primeiro passo do marketing para psicólogos é conhecer o seu público, que são as pessoas que irão receber as suas ações e estratégias.
Aqui, você irá pensar na sua carteira de clientes e o perfil deles, traçando um paralelo para compreender quais as suas necessidades, idade, gênero e outros aspectos, pois todos eles são essenciais para as estratégias de marketing.
2- Marketing de conteúdo para psicólogos
Conhecendo o seu público e o perfil deles, esse é o momento de investir na produção de conteúdos relevantes que atraiam e que sejam realmente úteis.
Aqui, você pode utilizar diversos formatos de conteúdo, como por exemplo, produção de e-books informativos, e-mail marketing, artigos em site ou blog, vídeos, áudios, podcasts, dentre outros formatos.
Outra dica de ouro é escolher temas que você domine, e que estejam sempre em alta entre as pessoas. Podemos citar como exemplos de temas relevantes: ansiedade, depressão, relacionamentos, relações familiares, dentre outros.
Inclusive, você pode utilizar as mídias pagas para impulsionar as suas publicações informativas, fazendo com que o post chegue até o seu público desejado.
Sendo assim, você pode anunciar os seus posts por meio do Google Ads, Facebook Ads ou até mesmo LinkedIn Ads, atraindo o público correto.
3- Google Meu Negócio
Outra estratégia de ouro para o marketing para psicólogos é criar um perfil no Google Meu Negócio, que é um espaço onde você insere as suas informações profissionais, aumentando a sua visibilidade.
Aqui, você irá inserir informações como endereço do seu escritório, horário de funcionamento e sua área de atuação, tal como e-mail para contato.
Assim, quando as pessoas procurarem por psicólogos em sua cidade ou que atendam online, você aparecerá como resultado.
4- SEO
Por fim, temos as estratégias de SEO, que estão relacionadas aos mecanismos de busca e a otimização dos seus conteúdos e site.
Assim, você pode criar conteúdo no seu site ou blog, utilizando palavras-chaves corretas e links estratégicos, tendo bons resultados no Google e gerando assim a autoridade.
Conclusão
Por mais que a publicidade dentro da Psicologia seja regida pelo Código de Ética e pelas resoluções do CFP, é completamente possível investir no marketing para psicólogos para atrair mais clientes.
O segredo aqui é investir na produção de conteúdo de qualidade e se fazer ver pelo seu público, se tornando uma autoridade na área. Caso esteja em busca de um profissional qualificado para gerar clientes em sua área, entre em contato conosco e aproveite o nosso serviço.