Marketing Digital para empresas | Como aplicar?

Marketing Digital para empresas

Se você está começando um negócio e deseja saber como aplicar o marketing digital em pequenas e grandes empresas, então este artigo é para você.

Antes de tudo, devemos lembrar que o marketing digital para empresas grandes e pequenas pode fazer toda a diferença nos resultados e no crescimento da sua empresa. 

Nesse sentido, vamos te explicar o que é, como ele funciona e quais estratégias aplicar em seu negócio. Acompanhe e saiba mais. 

O que é marketing digital? 

Conceitualmente, o marketing digital é um conjunto de estratégias e atividades praticadas pelas empresas, a fim de atrair novos clientes, parcerias e se posicionar no mercado digital, construindo assim uma identidade de marca. 

Mas qual seria a diferença do marketing digital para pequenas empresas e para empresas de médio e grande porte? 

A resposta é muito simples: as estratégias definidas e os meios utilizados são distintos para cada empresa, pois em cada fase de vida da organização, os objetivos são únicos. 

Ou seja, uma pequena empresa tem como principais objetivos aparecer frente a concorrência, ganhar espaço e construir a sua marca. Já uma empresa que possui algum tempo no mercado terá como principais objetivos converter mais clientes e construir autoridade, atraindo mais leads e crescendo ainda mais a empresa. 

E obviamente, para cada objetivo, as estratégias e objetivos são distintos. 

Dentro do marketing digital existe uma infinidade de estratégias, mas podemos citar como as principais o marketing de conteúdo, redes sociais, construção de blogs e sites, e-mail marketing, dentre outros. 

Como o marketing digital funciona nas pequenas empresas 

Comumente, as pequenas empresas investem em marketing digital voltadas para a construção da marca e posicionamento de mercado. 

Sendo assim, os primeiros passos do marketing digital para empresas pequenas são a construção de redes sociais e canais de comunicação diretos com o cliente, tal como o alcance do público-alvo correto. Outro destaque é a possibilidade de colocar uma pequena empresa no mapa, literalmente. 

Uma das estratégias de marketing muito eficaz para pequenas empresas e negócios locais é o cadastramento da empresa no Google Meu Negócio, que é uma ferramenta de negócios muito poderosa. 

Passo a passo para aplicar o marketing digital em pequenas empresas 

Assim, se você está começando no marketing digital e se sente perdido, basta seguir o nosso passo a passo, pois trouxemos as melhoras estratégias do marketing digital para a sua empresa. 

1- Anuncie nas redes sociais 

Um dos pontos cruciais para os pequenos negócios é ser visto, e claro, ser lembrado. E uma das melhores formas de fazer isso é por meio das redes sociais. Por mais que você esteja começando, as redes sociais poderão lhe ajudar a alcançar o público desejado por meio dos anúncios e de publicidade. 

Assim, os anúncios têm o poder de atingir um público segmentado com base na sua localização, interesse, faixa etária, sexo, comportamento e outros fatores de consumo. 

De modo geral, é possível fazer anúncios pelo Facebook e Instagram Ads ou pelo Google Ads. A escolha da plataforma depende de onde o seu público está mais presente. 

Contudo, para que você saiba qual a melhor estratégia para o seu negócio, é necessário fazer testes e verificar qual o melhor tipo de anúncio para o seu público. 

2- Invista em estratégias de SEO 

Outra estratégia de ouro dentro do marketing digital para empresas são as estratégias de SEODe modo muito simples, elas são voltadas para o posicionamento no Google, atraindo um grupo de pessoas bastante específico. 

Um dos meios mais efetivos para negócios locais é fazer o seu cadastro no Google Meu Negócio, onde você “lança” o seu negócio no mapa e deixa todas as informações do seu negócio, como endereço, contato e horário de funcionamento. 

No caso de empresas digitais, as melhores estratégias de SEO são as estratégias voltadas para a otimização de sites e dos conteúdos produzidos, fazendo com que o seu cliente veja a sua autoridade e confiabilidade. 

3- Faça do marketing de conteúdo a sua base 

E por falar em confiabilidade e autoridade, o marketing de conteúdo pode ser um grande aliado do seu negócio, demonstrando para os seus clientes um lado mais humanizado, mas que tenha expertise no mercado.

Podemos citar como exemplos de marketing de conteúdo: 

  • Conteúdos como posts, vídeos e manuais no Instagram; 
  • Posts e artigos em sites e blogs; 
  • Vídeos no YouTube. 

 

Estes são apenas exemplos, mas podem ser trabalhados e adaptados conforme o seu público e o comportamento de consumo dele. 

4- Trabalhe o marketing de relacionamento 

Por fim, o marketing de relacionamento é essencial para a construção de valor com o público. Por isso, é fundamental que você não lote o seu Instagram ou rede social apenas com promoções e vendas. Sendo assim, interaja com o público, compreenda as dores e necessidades deles, criando uma relação verdadeira com o cliente. 

Sendo assim…

Independentemente do tamanho da sua empresa, é completamente possível aplicar o marketing digital para empresas em suas estratégias. Alinhe seus objetivos com os seus possíveis investimentos e você terá resultados reais e efetivos, fazendo a sua empresa crescer e atrair mais clientes. 

 

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