O marketing digital para advogados é considerado bastante complexo, principalmente pelo fato de que existem normativas e provimentos que delimitam as práticas no mundo jurídico.
Entretanto, é completamente possível criar estratégias de marketing de valor e estar de acordo com o Provimento 205/2021, que é o documento que regulamenta as práticas de marketing na advocacia.
Para saber como aplicar o marketing digital para advogados e escritórios de advocacia, respeitando os valores da profissão, iremos te guiar nessa jornada.
Com pressa? Use o Sumário:
O que é o marketing digital e qual a sua importância para os advogados?
Tal como todas as demais áreas e atividades econômicas, o jurídico e área do Direito se viram frente ao mundo digital e suas grandes possibilidades de atrair clientes.
De modo geral, o marketing digital para advogados e para escritórios de advocacia utiliza de estratégias de marketing para construir um conteúdo de valor para o público, e isso inclui redes sociais, sites e vídeos.
Além disso, também faz parte deste marketing gerar mais autoridade para o profissional ou para o escritório em que ele trabalha, obtendo destaque no meio digital dentro da sua área de atuação.
Sendo assim, o marketing digital pode ser um grande aliado para os advogados, desde que ele cumpra as determinações do Provimento 205/2021 e o Código de Disciplina da OAB.
Previsão do Código de Ética e Disciplina da OAB e o provimento 205/2021
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é o órgão que fiscaliza e orienta o exercício da advocacia, coibindo práticas contrárias à conduta e garantindo o livre exercício do Direito.
Nesse sentido, o Código de Ética e Disciplina da OAB dispõe também sobre as práticas publicitárias permitidas aos advogados.
Um dos detalhes que mais merecem atenção ao falarmos de marketing para advogados é que o advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa.
Além disso, também é vedada a divulgação em conjunto com outra atividade, já que o Direito não pode ser visto ou difundido como um produto mercadológico com publicidades apelativas e abusivas.
Além disso, tanto o Código de Ética quanto o Provimento vedam termos como: “Ligue agora” ou ainda “Consulta Grátis”, além de precificação e ações que tornem a prática do Direito banal.
Sendo assim, a publicidade permitida para advogados pode assumir a forma de produção de artigos de caráter informativos, tal como a explicação de dúvidas que estão relacionadas a assuntos jurídicos.
Por fim, o Provimento permite o uso da internet como veículo de informação publicitária, e justamente aqui surge o marketing digital para advogados.
Mas afinal, como trabalhar um marketing de valor e que seja capaz de atrair novos clientes, além de fortalecer a imagem profissional dentro do disposto pelo Provimento e Código de Ética?
Como trabalhar o marketing digital para advogados?
Conhecendo os limites e legislações acerca é importante lembrar que a internet será utilizada como um veículo para alcançar mais pessoas, atraindo-as.
Nesse sentido, a chave do marketing digital para o jurídico é a produção de conteúdo de valor, também conhecido como Marketing de Conteúdo. Por meio dele, é possível produzir conteúdos voltado para o público-alvo, auxiliando você em todas as etapas, até esse público se tornar o seu cliente real.
A seguir, trouxemos 03 (três) meios para trabalhar o marketing digital para advogados de maneira efetiva.
1- Marketing de conteúdo para advogados
A primeira maneira de trabalhar o marketing para advogados é por meio do marketing de conteúdo, que tem como principal objetivo instruir o público-alvo, oferecendo a solução para os seus problemas. Aqui, você pode utilizar diversos formatos de conteúdo, como por exemplo, produção de e-books informativos, e-mail marketing, artigos em site ou blog, vídeos, áudios, podcasts, dentre outros formatos.
Contudo, antes de produzir conteúdo, é importante pensar qual será o seu público e como ele se comunica, para assim produzir conteúdos de valor e assim construir a autoridade no mercado.
2- Mídia paga e orgânica
Outra maneira de trabalhar o marketing digital para advogados é por meio da mídia paga e orgânica, as quais estão diretamente relacionadas com a produção de conteúdo.
Dito isso, é importante destacar que a mídia orgânica é aquela onde o seu público vê, sem nenhum tipo de impulsionamento. Já a mídia paga é aquela onde você promove anúncios, fazendo com que o post chegue até o seu público desejado.
Sendo assim, você pode anunciar os seus posts por meio do Google Ads, Facebook Ads ou até mesmo LinkedIn Ads, atraindo o público correto.
3- SEO
Por último, temos as estratégias de SEO, que estão relacionadas aos mecanismos de busca e a otimização dos seus conteúdos e site.
Assim, você pode criar conteúdos no seu site ou blog, utilizando palavras-chaves corretas e links estratégicos, tendo bons resultados no Google e gerando assim a autoridade.
Conclusão
Apesar de ter regras e diversos aspectos, o marketing digital para advogados pode ser uma ferramenta efetiva para a sua carreira, atraindo os clientes corretos. Sendo assim, vale a pena investir na produção de conteúdo e no marketing digital, se posicionando e indo além do seu mercado local.
A nossa agência trabalha com esse tipo de público também e trazemos bastante resultado para o seu negócio. Entre em contato conosco.