Especialista em SEO | Como escolher um?

Especialista em SEO

Escolher profissionais para atuar em equipe ou prestar algum tipo de serviço pode ser um grande desafio, e por isso, um dos questionamentos mais comuns é: como escolher um especialista em SEO para a minha empresa? 

Primeiramente, é importante compreender que um especialista em SEO é um dos profissionais do mundo digital, o qual é responsável por estratégias e melhorias nos posicionamentos de buscas orgânicas do seu site. Assim, este profissional é essencial para as empresas que desejam estar a frente no mercado e se posicionar de maneira estratégica, atraindo os clientes certos. 

Pensando nisso, vamos falar sobre o que SEO, o que faz um especialista em SEO e como contratar este profissional. 

Com pressa? Use o Sumário:

O que é SEO? 

Para saber quais as atribuições de um especialista em SEO, é necessário saber o que é SEO e a sua importância para os negócios. 

A expressão SEO vem do inglês Search Engine Optimization, que significa otimização dos mecanismos de pesquisa ou de busca. Assim, o Google é o mecanismo de busca, e os resultados que aparecem possuem uma determinada ordem, do mais relevante para o menos relevante. Sendo assim, o SEO é o conjunto de técnicas utilizadas para tornar os conteúdos mais relevantes, dentro dos parâmetros de otimização do Google. 

Na prática, o SEO tem como principal objetivo aumentar a quantidade e qualidade do tráfego orgânico em seu site, por meio dos mecanismos de pesquisa. Por meio da otimização em SEO, é possível obter as seguintes vantagens estratégicas: 

  • Qualidade do tráfego, pois através das estratégias de SEO é possível atrair visitantes realmente interessados nos seus produtos ou serviços; 
  • Quantidade de tráfego, que está relacionado com o número de leads que você atraiu por meio do SEO, e assim, os resultados irão indicar o que é mais relevante, ou seja, o que atrai mais tráfego; 
  • ROI positivo, que impacta os clientes de modo positivo, otimizando assim os seus esforços e investimentos em marketing, focando nos leads potenciais; 
  • Melhoria nos resultados orgânicos, fortalecendo e impulsionando a imagem da sua empresa sem a necessidade de publicidade paga. 

 

Além destas vantagens, você ainda pode aumentar o alcance do seu negócio, já que os resultados da sua empresa serão apresentados nos primeiros resultados do Google, mais conhecido como ranqueamento. 

Contudo, para que todas estas vantagens aconteçam, é necessário um profissional, que é justamente o especialista em SEO

O que faz um especialista em SEO? 

É importante dizer que um especialista em SEO é um profissional digital, que pode atuar tanto contratado como freelancer. 

De modo geral, as suas atribuições estão relacionadas às escolhas de palavras-chaves com base na persona do seu negócio, tal como análise da concorrência, planejamento e otimização do conteúdo. Além disso, um bom especialista em SEO também monitora resultados, a fim de melhorar a estratégia do seu negócio continuamente e oferecer os melhores resultados. 

Como escolher um especialista em SEO

Tal como o profissional de Ads, nem toda empresa possui um especialista em SEO no quadro de funcionários, e por isso, é necessário contratar este profissional. 

Entretanto, para escolher um especialista em SEO, é necessário tomar alguns cuidados e prestar atenção aos detalhes, conforme diremos a seguir. 

1- Tenha os seus objetivos bem claros 

O primeiro passo para escolher um bom profissional de SEO é saber o que você deseja e onde quer chegar, pois assim você pode escolher um profissional que ofereça as estratégias que o seu negócio precisa. 

Por isso, pense em quais as suas necessidades, em quanto tempo você espera ter resultados, se o seu foco é a criação de autoridade ou geração de vendas e ticket médio. 

Após definir os seus objetivos enquanto empresa, é o momento de escolher o especialista em SEO para compor a sua equipe. 

2- Verifique a experiência do profissional

Não tem como fugir. Um bom especialista em SEO deve ter uma experiência de mercado relevante, tal como cases de sucesso e boas referencias sobre o seu trabalho. 

Por isso, avalie a experiência do profissional, busque empresas ou clientes que ele já tenha prestado serviço e analise os resultados, tal como o seu portfólio, pois ele pode demonstrar a expertise e modo de trabalho do profissional. 

3- Tenha todos os detalhes bem claros antes da contratação

Outro ponto muito importante para escolher um especialista em SEO é acertar todos os detalhes antes da contratação. Deixe bem claro quais as suas necessidades e o que você espera, tal como converse com o profissional e o consulte para ver a viabilidade da sua necessidade. Alinhar as expectativas é essencial para qualquer que seja o trabalho ou estratégia, portanto, a conversa é essencial. 

4- Peça uma auditoria técnica do seu site como teste 

Outra situação que pode ser avaliada no momento da contratação é pedir uma auditoria teste remunerada, para que você verifique a experiência e a dinâmica de trabalho do profissional. 

Caso lhe agrade, é o momento de decidir sobre a contratação e dar segmento as suas estratégias de SEO. 

Conclusão 

Contratar um especialista em SEO é uma missão que pode exigir bastante cautela e conversa prévia. Por isso, esteja atento aos detalhes, avalie o profissional e alinhe as suas expectativas com a realidade, para assim ter bons resultados em sua equipe e em seus negócios. Precisa de um especialista na área, fale conosco. 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
WhatsApp
Faça um Orçamento
Oi, Sanderson aqui,
Estou Online, vamos conversar sobre seu Projeto?