O que faz um consultor de marketing digital?

Consultor de marketing digital

Iniciar um negócio pode ser uma jornada repleta de dúvidas e inseguranças, e um dos maiores questionamentos é: por onde devo começar? 

Ao abrir um novo negócio, é comum ter dúvidas sobre criar conteúdos para a internet, ter um perfil nas redes sociais e como trabalhar no mundo digital. Pensando nisso, surge o consultor de marketing digital para auxiliar os empreendedores a tomarem um rumo mais assertivo no caminho do empreendedorismo. Mas como trabalha esse profissional e quando você deve contratar um para o seu negócio?

O que é a consultoria de Marketing Digital? 

Primeiramente, você deve compreender que uma consultoria de marketing digital é a atividade realizada por especialistas na área, que tem como principal objetivo auxiliar o empreendedor em suas dificuldades no mundo digital. 

Assim, o consultor de marketing digital pode ser contratado por qualquer tipo de empresa que deseje aprender a utilizar as ferramentas e adaptar o seu negócio para o digital, com base no comportamento do cliente. 

Sendo assim, a empresa contrata um consultor que irá dispor de um tempo determinado para ouvir o empreendedor e identificar os pontos fracos do negócio, oferecendo soluções que elevem a empresa. 

Dessa forma, o consultor de marketing digital irá realizar as seguintes ações em seu negócio:  

  • Avaliação da missão, visão, valores e objetivos de curto, médio e longo prazo, a fim de entender melhor a empresa; 
  • Diagnóstico da marca e seu posicionamento digital; 
  • Alinhamento das estratégias de marketing com os objetivos da empresa; 
  • Indicação e sugestão de mudanças, propondo melhorias e novas estratégias de marketing e posicionamento. 

 

Contudo, é importante lembrar que uma consultoria de marketing digital não é contratada em tempo integral, já que o consultor é um prestador de serviços que irá acompanhar a empresa por um determinado tempo. 

Benefícios de uma consultoria de Marketing Digital

De modo geral, um consultor de marketing digital pode trazer vários benefícios para a sua empresa, desde que você esteja aberto às mudanças e seguir as indicações do consultor. Sendo assim, os principais benefícios são:

  • Visão geral do negócio, já que antes de definir as estratégias de marketing são avaliadas as estratégias do negócio, como os objetivos de curto, médio e longo prazo, tal como os demais aspectos; 
  • Contar com um especialista em campanhas, o qual possui vasta experiência em diversos mercados e lançamentos, agregando estratégias e valor à sua empresa; 
  • Ter uma opinião de fora, pois muitas vezes não conseguimos enxergar os nossos pontos com clareza, enquanto uma pessoa de fora consegue; 
  • Maior rapidez na tomada de decisão, já que o consultor de marketing se ocupa de definir as estratégias, sendo muito mais rápido do que compor e treinar uma equipe do zero; 
  • Retorno sobre investimento garantido, já que a atuação do consultor de marketing digital é trazer valor e qualidade a empresa p0r meio da consultoria e da melhoria das estratégias. 

 

É inegável que a consultoria de marketing digital traz diversos benefícios para a empresa que a está contratando, mas como ela funciona e quais são os seus objetivos? 

Objetivos de uma consultoria de marketing digital 

Para lhe ajudar a compreender melhor como funciona uma consultoria de marketing digital, vamos explicar quais os seus objetivos e como ela é aplicada em uma empresa. 

1- Identificar problemas do seu negócio a nível digital 

O primeiro passo de uma consultoria de marketing digital é identificar os problemas do seu negócio no cenário atual. Por isso, o consultor de marketing digital analisa todos os processos de marketing e vendas, tal como o seu posicionamento atual, verificando onde é possível propor melhorias para a empresa. 

Normalmente, esta fase está diretamente relacionada com a definição dos clientes potenciais, tom de voz da marca, mudanças em suas call-to-action e a análise da sua situação atual. Perceba que esta primeira fase está ligada a identificação do negócio, para assim fazer um planejamento e propor melhorias. 

2- Criar um planejamento assertivo 

Após a estrutura do seu negócio pronta e analisada, é o momento de criar ações para melhorar o seu negócio no mercado digital.  Aqui, serão definidas as suas metas, ticket médio esperado de vendas e claro, o público-alvo que você deseja atingir. 

Sendo assim, o planejamento de marketing digital irá definir as ações que você deve realizar para atrair os clientes certos e gerar oportunidades de vendas. 

3- Definir os próximos passos do seu negócio  

Por último, mas não menos imp0rtante, o consultor de marketing irá lhe ajudar a trilhar o caminho que deve ser percorrido para obter os resultados. 

Este é o momento da construção do plano de ação, que irá tornar os seus objetivos e metais reais, explicando que e como as estratégias devem ser feitas para trazer resultados reais. 

Conclusão 

Uma consultoria de marketing digital pode mudar o seu negócio e transformar a sua atuação no mercado, atraindo mais clientes. Contudo, é importante lembrar que um planejamento deve ser acompanhado de ação, e por isso, é essencial que você esteja disposto a mudar e executar as ações propostas pelo consultor de marketing. 

 

Avalie por favor
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
WhatsApp
Faça um Orçamento
Oi, Sanderson aqui,
Estou Online, vamos conversar sobre seu Projeto?