Auditoria Adwords | Por que fazer auditoria do google ADS?

auditoria adwords

Você já se perguntou se o seu Google Ads está lhe rendendo o que realmente deveria no que se trata de investimento? Para saber se sim ou não, é necessário fazer uma auditoria Google AdWords

A auditoria tem o objetivo de verificar como está a sua conta e apurar todos os pontos cruciais às suas campanhas e estratégias, estando alinhada com os seus objetivos de negócios. Sendo assim, vamos falar hoje sobre os motivos para fazer uma auditoria Google AdWords em seu negócio, seja ele digital ou não. Leia este artigo até o final e saiba mais!

O que é uma auditoria do Google AdWords?

De maneira bem simples, um processo de auditoria tem como principal objetivo avaliar todos os aspectos de um processo, medindo a sua eficácia. No caso dessa auditoria, a avaliação está diretamente ligada à eficácia da sua conta e dos seus anúncios como um todo, verificando se o valor investido realmente está valendo a pena. 

Além disso, uma auditoria Google AdWords também visa verificar e investigar problemas potenciais, que a priori podem causar certo impacto, mas que podem transformar o seu negócio e melhorar seus resultados. 

Entretanto, é importante destacar que uma auditoria não se atém apenas à análise dos relatórios e métricas, mas sim no resultado e no desempenho como um todo, apontando as falhas e indicando pontos de impacto. Para que uma auditoria seja bem-sucedida, é necessário se atentar aos seguintes aspectos:

  • Saber quais pontos serão avaliados e revisados dentro do seu processo de auditoria; 
  • Revisar e documentar todo o processo de auditoria; 
  • Realizar anotações detalhadas e citar os pontos que precisam de revisão para citá-los no plano de ação pós-auditoria. 

 

Além disso, é importante destacar que durante a auditoria, não é indicado que você faça atualizações na conta ou modifique as campanhas, já que o objetivo da auditoria é verificar o desempenho das campanhas existentes. 

Outro detalhe que faz toda a diferença nas auditorias é a emissão dos documentos de auditoria e relatórios, que servem de parâmetro para medir o desempenho e fazer um comparativo entre o antes e o depois. E claro, toda auditoria deve ter data de início e fim e com objetivos de melhoria muito claros, para que o seu negócio tenha resultados reais.  

Por que fazer auditoria do Google Adwords?

Sabendo que uma auditoria tem o objetivo de identificar erros e estabelecer a melhoria contínua das estratégias, surge o seguinte questionamento: porque devo fazer uma auditoria Adwords

O primeiro motivo para fazer uma auditoria é para saber se os seus investimentos de tempo e dinheiro estão realmente valendo a pena. 

Sempre que falamos de Google Adwords, atualmente conhecido como Google Ads, é importante pensar que os valores destinados para as campanhas são investimentos, e por isso, devem trazer resultados. Pois caso contrário, são apenas custos excedentes.

Outro motivo para fazer uma auditoria adwords em seu negócio é verificar se as suas campanhas estão se desempenhando de forma adequada, avaliando as estratégias e publicidades ativas. 

Sendo assim, é possível perceber que a auditoria dá uma visão completa e estratégica de negócio, e por isso, traz vários benefícios. Inclusive, podemos citar como benefícios da auditoria: 

  • Apurar os gastos desnecessários e excedentes do seu negócio; 
  • Possibilidade de identificar novas oportunidades de negócio; 
  • Aprimoramento dos processos de gerenciamento de campanhas e publicidades; 
  • Melhor conhecimento do público-alvo, devido a análise dos resultados das campanhas ativas em cada canal de comunicação; 
  • Validação das premissas e objetivos do seu negócio, tornando a sua estratégia muito mais efetiva. 

 

Sabendo quais são as vantagens de abrir uma auditoria em seu negócio, vamos falar sobre os pontos cruciais dessa auditoria. 

Pontos cruciais de uma auditoria Google AdWords

Basicamente, a auditoria é focada na análise e monitoramento de metas, anúncios e campanhas ativas, a fim de identificar os pontos de melhoria do negócio. 

A seguir, trouxemos os pontos essenciais de uma boa auditoria e porque eles devem ser analisados, sendo eles: 

  • Revisão de metas do seu negócio, as quais estão diretamente relacionadas aos objetivos e metas de conversão. Aqui, é essencial verificar se os objetivos são os mesmos e como eles podem ser melhorados; 
  • Revisão da estrutura da conta, que está diretamente relacionado ao objetivo e persona do seu negócio, tal como produtos e serviços trabalhados nas campanhas; 
  • Configurações de conta e campanhas, verificando se a segmentação foi feita corretamente, tal como as estratégias de lance, orçamento e métodos de entrega de anúncios; 
  • Palavras-chave, que estão diretamente relacionadas as expressões buscadas pelo seu público, tal como padrões e tendências do seu nicho de mercado; 
  • Anúncios, palavras-chaves utilizadas, apelos, testes e variações ativas, identificando qual delas funcionam de maneira mais efetiva;
  • Páginas de destino, analisando se os títulos dos anúncios são claros e realmente atraem o público. 

 

Após todos esses pontos, é o momento de analisar os relatórios e criar um plano de ação voltado para a melhoria de pontos críticos, tornando os seus anúncios mais efetivos. 

Conclusão 

Perceba que a auditoria Google AdWords é essencial para deixar as estratégias de marketing e publicidade do seu negócio muito mais assertivas. Por isso, vale muito a pena fazê-la de forma periódica, para assim verificar os seus pontos fortes e fracos, tornando a sua empresa muito mais competitiva. No entanto, ao solicitar uma auditoria faça-a com profissionais qualificados e com a certificação Google, pois são os especialistas no assunto e poderão contribuir para o crescimento do seu negócio.

 

4.5/5 - (10 votes)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
WhatsApp
Faça um Orçamento
Oi, Sanderson aqui,
Estou Online, vamos conversar sobre seu Projeto?