Se você já atua há algum tempo no marketing digital ou está começando agora e deseja saber como escolher uma agência de otimização de sites, então este artigo é para você!
Tanto os novos negócios quanto os negócios mais antigos desejam atrair mais clientes e gerar mais resultados, e um dos meios para atingir este objetivo é por meio da otimização. Assim, a otimização de sites analisa, melhora e cria estratégias de conteúdo, estrutura e outros detalhes, com base nos parâmetros que o buscador utiliza para ranquear as páginas.
Além disso, uma boa otimização deixa o site muito mais interessante e fluido, impactando na experiência do usuário.
Com pressa? Use o Sumário:
Mas afinal, o que é a otimização de sites?
Explicando de forma muito simples, a otimização de sites é uma estratégia de marketing excelente para quem deseja ter um melhor posicionamento no mundo digital, voltado para a experiência do usuário.
Sendo assim, a otimização de sites é o processo de utilizar técnicas tanto de marketing quanto de melhoria de códigos do site, tal como servidor que dá suporte ao seu site, tornando-o mais rápido e responsivo.
Nesse sentido, os títulos são modificados, o código do site é reescrito, plugins são removidos e estratégias de conteúdo são criadas para tornar o site mais leve, melhorando a experiência do usuário e gerando valor a empresa.
E é exatamente esse o papel de uma agência de otimização de sites: fazer todo o trabalho de melhoria em seu site, aplicando as técnicas de SEO, ou ainda, tornar o seu site responsivo.
Claro, existem agências que oferecem todo o serviço de otimização, incluindo o desenvolvimento do site, otimização em SEO e construção de conteúdo.
Entretanto, é possível contratar serviços separados ou o pacote de otimização completa, e isso depende da sua necessidade.
Como escolher uma agência de otimização de sites?
Nem todas as empresas e negócios possuem a expertise para realizar a otimização de sites, e por isso, existem as agências de otimização de sites, contando com a expertise e uma equipe completa para prestar o serviço.
Mas antes de escolher a primeira empresa que você vê no Google ou nas suas redes sociais, é importante considerar alguns detalhes, pois eles irão impactar nos resultados da sua empresa.
A seguir, trouxemos algumas dicas de como escolher uma boa agência de otimização de sites e ter um resultado de alto valor.
1- Tenha em mente qual o tipo de otimização que você deseja
Antes de contratar qualquer agência de otimização de sites, é importante que você conheça bem o seu negócio e saiba qual serviço deseja contratar, avaliando os seguintes aspectos:
- Já possuo um site ou ele ainda será criado?
- O meu site atual possui layout responsivo?
- Quanto ao carregamento do site, ele é otimizado ou demora muito a carregar?
- O meu site trabalha as técnicas e parâmetros de SEO ou será necessário implantar?
Todos estes aspectos são fundamentais para que você contrate a empresa e as soluções adequadas para a sua necessidade atual, investindo de maneira efetiva em seu negócio.
2- Cuidado com as promessas
Depois de saber qual a sua necessidade, é o momento de buscar a empresa de otimização de sites.
Assim, é importante ter cuidado para não cair em golpes ou contratar uma empresa sem experiência e que não entregue um bom serviço de otimização. Por isso, esteja atento às promessas grandiosas, como por exemplo: prometo te colocar na primeira posição do Google.
É importante dizer que não existe garantia de que o seu site irá ocupar a primeira posição, pois estes são detalhes que não podem ser controlados.
Claro, vários elementos influenciam no ranqueamento do seu site, mas cada negócio leva um tempo até descobrir qual a melhor estratégica para cumprir os seus objetivos.
3- Procure a agência e tire todas as suas dúvidas
Outro detalhe que faz toda a diferença no momento de escolher uma agência de otimização de sites é o diálogo entre as partes.
Claro, nem sempre sabemos tudo sobre o serviço, fazendo com que surjam algumas dúvidas sobre o processo de otimização em si.
Contudo, se surgirem dúvidas, não hesite em perguntar. Tire as dúvidas sobre como funcionam os processos de otimização, qual será o suporte, qual a experiência da empresa e resultados que ela já obteve com clientes. E claro, pergunte sobre o preço, condições de pagamento e processos utilizados pela empresa, para que não haja dúvidas e problemas futuros.
4- Quanto mais transparente, melhor
Também é importante avaliar a transparência da empresa, tal como as redes sociais, sites, feedback de clientes e a avaliação dos clientes acerca do trabalho entregue.
Sendo assim, avaliar os resultados da empresa são essenciais para decidir se realmente vale a pena investir, já que o valor investido não retornará a curto prazo. Portanto, esteja sempre atento aos detalhes para não cair em golpes.
Conclusão
Ademais, escolher uma agência de otimização de sites é uma tarefa que exige bastante atenção e conhecimento do próprio negócio para escolher a melhor proposta.
Por isso, esteja atento aos detalhes e analise os resultados, tanto da empresa a ser contratada quanto as tendências do mercado acerca da otimização de sites e ranqueamento. Se você deseja saber mais sobre um bom trabalho de SEO e quiser entrar em contato com uma agência, entre já em contato conosco e agende seu orçamento.