Diferenças entre Agência e Consultoria de marketing digital

agência de consultoria

A cada novo dia é inevitável que seu negócio precise de uma forte presença digital, no entanto quando o auxílio especializado é necessário, a dúvida que fica é qual seria o ideal para cada situação.

É bastante comum que as pessoas confundam os conceitos de agência e consultoria de marketing digital. Contudo, é importante ressaltar que elas são completamente diferentes uma da outra, tanto na prestação de serviços e ofertas de solução. 

Embora as duas atuem no marketing digital da empresa, o foco de cada uma se difere, e por isso, é importante compreender o que cada uma delas faz, para assim escolher qual a melhor opção. 

Portanto, saiba mais sobre o que faz uma agência de consultoria e um consultor de marketing digital. 

O que é uma agência de Marketing Digital? 

De modo geral, uma agência de marketing digital é a empresa especializada na construção de estratégias voltadas para o posicionamento, identidade de marca e atração de clientes, auxiliando os negócios digitais. 

Nesse sentido, a agência de marketing pode atuar em diversos aspectos e prestar vários serviços, como por exemplo: 

  • Produção de design para website;
  • Produção de material gráfico, seja ele cartaz, anúncio, revista, banner, etc; 
  • Gerenciamento de campanhas online;
  • Produção de conteúdo e todas as demais atividades voltadas para o marketing;
  • Produção de conteúdo para redes sociais.

 

Normalmente, uma agência possui uma equipe muito maior, contando com vários profissionais de várias áreas, integrando uma equipe multidisciplinar. 

Agora que você já sabe o que a agência de marketing faz, vamos falar sobre o que uma agência de consultoria de marketing digital faz. 

O que é a uma Agência de Consultoria de Marketing Digital? 

Primeiramente, você deve compreender que uma agência de consultoria de marketing digital é a atividade realizada por especialistas na área, que tem como principal objetivo auxiliar o empreendedor em suas dificuldades no marketing digital. Entenda que, o principal papel da consultoria é oriental e mostrar o caminho ao cliente. 

Nesse sentido, a empresa contrata um consultor ou uma agência de consultoria digital, que irá avaliar a visão do empreendedor, identificando a situação atual da empresa. 

Dessa forma, a empresa de marketing digital irá realizar as seguintes ações em seu negócio:  

  • Avaliação da missão, visão, valores e objetivos de curto, médio e longo prazo, a fim de entender melhor a empresa; 
  • Diagnóstico da marca e seu posicionamento digital; 
  • Alinhamento das estratégias de marketing com os objetivos da empresa; 
  • Indicação e sugestão de mudanças, propondo melhorias e novas estratégias de marketing e posicionamento. 

 

Contudo, é importante lembrar que as consultorias não são contratadas em tempo integral, já que o consultor é um prestador de serviços que irá acompanhar a empresa por um determinado tempo. 

Principais diferenças entre agência e consultoria de marketing digital 

A partir dos conceitos de cada uma, é possível perceber que elas são empresas com atuações diferentes. 

Enquanto a agência de marketing digital cria estratégias focadas no posicionamento e no desenvolvimento das estratégias, uma agência de consultoria de marketing digital atua na avaliação dessas estratégias. 

Perceba que enquanto uma aplica os serviços em si, a outra avalia a situação das estratégias que foram criadas, verificando onde é possível melhorar e se as ações estão trazendo resultados reais. 

Outra diferença entre as duas empresas está na equipe e nas atribuições delas. 

Enquanto a agência de marketing digital conta com uma equipe multidisciplinar, preparada para atuar no marketing em si, uma agência de consultoria pode ser composta por um especialista apenas. 

No caso da agência de consultoria de marketing digital, o profissional especialista ouve a empresa, avalia o plano de negócios e cria um plano de ação, que será executado pela empresa em si. 

Outra diferença que também devemos citar é a questão do prazo do serviço contratado. 

A contratação de uma agência de marketing digital pode ser contínua, e as estratégias podem ser definidas a longo prazo, criando uma relação bastante longa.

No caso da consultoria, o prazo é muito bem delimitado, já que as avaliações e o plano de ação possuem prazos muito específicos, e claro, não duram para sempre, pois a proposta é implantar melhorias no marketing. 

De modo geral, é possível afirmar que as diferenças primordiais estão na atuação e na aplicação das atividades, embora todas sejam voltadas para o marketing. 

Neste momento, você pode estar se perguntando: qual a melhor empresa para contratar? 

Qual empresa contratar? 

A resposta para essa pergunta é: depende da necessidade da sua empresa, já que as atividades das empresas são distintas entre si. 

Sendo assim, pense da seguinte forma: se você deseja criar a sua própria estratégia de marketing e dar os primeiros passos no digital, então a agência de marketing é a melhor escolha. 

Contudo, se você já possui ações de marketing definidas, mas ainda não colheu os resultados e deseja alinhá-las, então a agência de consultoria de marketing é a melhor opção. 

Por isso, tenha em mente em qual momento você está e qual a sua necessidade, para assim buscar ajuda profissional. 

Conclusão 

Mesmo sendo muito confundidas, as duas empresas prestam serviços diferentes, mesmo que ambas sejam voltadas para o mundo do marketing e suas estratégias. 

Contudo, cabe a você analisar em qual momento a sua empresa está, para assim decidir sobre qual empresa é a mais essencial para o seu negócio. 

Precisa de um consultor de marketing especialista e com certificação Google? Entre em contato. 

 

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