Você sabe o que é uma agência de branding e qual a importância dela para a construção de uma marca única?
Convenhamos, quando pensamos em marcas, geralmente nos vem a cabeça nomes como Coca-Cola, Ferrari, Nike e Apple, por exemplo. Mas o que estas empresas têm de diferente das demais?
A resposta é simples: a presença de cada uma destas marcas é única, e tem espaço na mente e no coração dos seu público, seja pela qualidade, pelo valor, experiência e qualidade dos produtos.
Pensando nisso, vamos falar hoje sobre o que é marca, qual a importância de construir a sua e como uma agência de branding pode te ajudar nesta jornada.
Com pressa? Use o Sumário:
O que é branding?
Antes de falarmos sobre o que uma agência de branding faz no mercado, vamos entender o que é o branding.
Conceitualmente, o branding consiste no gerenciamento das estratégias de marca de um negócio, independente do seu tamanho ou nicho de atuação.
Sendo assim, o branding é responsável por criar todo o conceito da marca de uma empresa, incluindo cores, tom de voz, público e o que a empresa deseja transmitir para este público.
Ou seja: o branding está diretamente relacionado com o visual de uma empresa e com a imagem que esta empresa deseja transmitir, fazendo com que o negócio cresça de forma inteligente e duradoura.
O que faz uma agência de branding?
Agora que você já sabe o que é o branding, vamos falar sobre as agências de branding e sua importância para as empresas.
De modo geral, as agências de branding são as empresas responsáveis por planejar, estruturar, gerir e promover a marca em si, por meio de processos e técnicas de marketing, fazendo com que esta marca seja única.
Sendo assim, estas empresas possuem uma equipe multidisciplinar, contando com diversos profissionais, como por exemplo, coordenadores e gestores de marca, designers e profissionais de marketing e publicidade.
Toda essa equipe possui expertise e know-how para construir a imagem da sua marca, a tipografia, cores, slogan e tudo o que está relacionado com este visual e como ele irá impactar o seu público-alvo.
Tudo isso com o objetivo de construir uma identidade forte, única e coerente, voltada para os valores e propósitos.
Estratégias para fortalecer a sua marca
Agora que você já sabe o que uma agência de branding faz, vamos falar sobre como trabalhar o branding e fortalecer a sua imagem.
1- Tenha um diferencial
Um dos pontos mais importantes de uma marca é a construção do seu diferencial, que é o que a torna única e marcante.
Quando pensamos em diferencial, estamos nos referindo à aspectos como propósito da sua empresa, valores, missão e visão de negócio, e como tudo isso será expresso para o público.
Por isso, é importante pensar sobre o seguinte: o que te faz único e te diferencia da concorrência? São os seus serviços? Atendimento? Pontos extras e produtos únicos?
Este é o momento de utilizar a sua criatividade e pensar em como você pode se destacar em meio a concorrência e impactar a vida do seu público, ficando na memória dele.
Uma das técnicas para se tornar marcante é “apelar” para as necessidades e desejo do seu público, criando uma conexão e uma comunidade que se identifique com o seu negócio.
2- Estude bem o seu público e defina as suas personas
E por falar em público, este é um dos pontos mais importantes quando falamos de marca.
Antes de tudo, você deve conhecer bem o seu público e definir as personas do seu negócio, que são os clientes que você deseja atrair para a sua empresa.
Aqui, você deve pensar em como este público se comporta, suas preferências, necessidades, dores, desejos, apelos e como eles são afetados visualmente.
Tudo isso é essencial para agregar elementos únicas e marcantes à sua marca, e por isso, a agência de branding é essencial durante o processo de planejamento da marca.
3- Crie um tom de voz único e que transmita personalidade para a sua marca
O tom de voz de uma marca diz muito sobre o que ela deseja transmitir e como ela irá construir um relacionamento com o público.
Assim, você deve pensar em como irá se comunicar com o seu público, pensando nos termos que serão utilizados, tipo de linguagem, termos, posts e a maneira com que as pessoas se referem a sua marca.
Reflita sobre o seguinte: se o seu público é mais jovem, uma linguagem mais formal e complexa irá funcionar bem? E o inverso, funcionaria de forma efetiva?
Possivelmente não. Portanto, esteja atento ao seu tom de voz e ao que você deseja transmitir para o seu público.
Conclusão – Contrate uma agência de Branding especializada
Uma agência de branding é essencial para a construção de uma marca forte, única e cheia de personalidade, já que conta com a experiência de mercado e casos de sucesso.
Por isso, se você deseja ter melhores resultados, vale a pena investir e contratar uma agência de branding para lhe ajudar com a sua marca.