Agência de Branding | Como fortalecer a imagem de sua empresa?

Agência de Branding

Você sabe o que é uma agência de branding e qual a importância dela para a construção de uma marca única? 

Convenhamos, quando pensamos em marcas, geralmente nos vem a cabeça nomes como Coca-Cola, Ferrari, Nike e Apple, por exemplo. Mas o que estas empresas têm de diferente das demais? 

A resposta é simples: a presença de cada uma destas marcas é única, e tem espaço na mente e no coração dos seu público, seja pela qualidade, pelo valor, experiência e qualidade dos produtos. 

Pensando nisso, vamos falar hoje sobre o que é marca, qual a importância de construir a sua e como uma agência de branding pode te ajudar nesta jornada. 

O que é branding? 

Antes de falarmos sobre o que uma agência de branding faz no mercado, vamos entender o que é o branding

Conceitualmente, o branding consiste no gerenciamento das estratégias de marca de um negócio, independente do seu tamanho ou nicho de atuação. 

Sendo assim, o branding é responsável por criar todo o conceito da marca de uma empresa, incluindo cores, tom de voz, público e o que a empresa deseja transmitir para este público. 

Ou seja: o branding está diretamente relacionado com o visual de uma empresa e com a imagem que esta empresa deseja transmitir, fazendo com que o negócio cresça de forma inteligente e duradoura.

O que faz uma agência de branding? 

Agora que você já sabe o que é o branding, vamos falar sobre as agências de branding e sua importância para as empresas. 

De modo geral, as agências de branding são as empresas responsáveis por planejar, estruturar, gerir e promover a marca em si, por meio de processos e técnicas de marketing, fazendo com que esta marca seja única. 

Sendo assim, estas empresas possuem uma equipe multidisciplinar, contando com diversos profissionais, como por exemplo, coordenadores e gestores de marca, designers e profissionais de marketing e publicidade. 

Toda essa equipe possui expertise e know-how para construir a imagem da sua marca, a tipografia, cores, slogan e tudo o que está relacionado com este visual e como ele irá impactar o seu público-alvo. 

Tudo isso com o objetivo de construir uma identidade forte, única e coerente, voltada para os valores e propósitos. 

Estratégias para fortalecer a sua marca 

Agora que você já sabe o que uma agência de branding faz, vamos falar sobre como trabalhar o branding e fortalecer a sua imagem. 

1- Tenha um diferencial 

Um dos pontos mais importantes de uma marca é a construção do seu diferencial, que é o que a torna única e marcante. 

Quando pensamos em diferencial, estamos nos referindo à aspectos como propósito da sua empresa, valores, missão e visão de negócio, e como tudo isso será expresso para o público. 

Por isso, é importante pensar sobre o seguinte: o que te faz único e te diferencia da concorrência? São os seus serviços? Atendimento? Pontos extras e produtos únicos?

Este é o momento de utilizar a sua criatividade e pensar em como você pode se destacar em meio a concorrência e impactar a vida do seu público, ficando na memória dele. 

Uma das técnicas para se tornar marcante é “apelar” para as necessidades e desejo do seu público, criando uma conexão e uma comunidade que se identifique com o seu negócio.  

2- Estude bem o seu público e defina as suas personas 

E por falar em público, este é um dos pontos mais importantes quando falamos de marca. 

Antes de tudo, você deve conhecer bem o seu público e definir as personas do seu negócio, que são os clientes que você deseja atrair para a sua empresa. 

Aqui, você deve pensar em como este público se comporta, suas preferências, necessidades, dores, desejos, apelos e como eles são afetados visualmente. 

Tudo isso é essencial para agregar elementos únicas e marcantes à sua marca, e por isso, a agência de branding é essencial durante o processo de planejamento da marca. 

3- Crie um tom de voz único e que transmita personalidade para a sua marca 

O tom de voz de uma marca diz muito sobre o que ela deseja transmitir e como ela irá construir um relacionamento com o público. 

Assim, você deve pensar em como irá se comunicar com o seu público, pensando nos termos que serão utilizados, tipo de linguagem, termos, posts e a maneira com que as pessoas se referem a sua marca.

Reflita sobre o seguinte: se o seu público é mais jovem, uma linguagem mais formal e complexa irá funcionar bem? E o inverso, funcionaria de forma efetiva? 

Possivelmente não. Portanto, esteja atento ao seu tom de voz e ao que você deseja transmitir para o seu público. 

Conclusão – Contrate uma agência de Branding especializada

Uma agência de branding é essencial para a construção de uma marca forte, única e cheia de personalidade, já que conta com a experiência de mercado e casos de sucesso. 

Por isso, se você deseja ter melhores resultados, vale a pena investir e contratar uma agência de branding para lhe ajudar com a sua marca. 

 

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